Tenda lança programa de inovação corporativa 

Iniciativa se inspira nas rodadas de investimento em startups para mergulhar na cultura de testes e experimentação

0
411
Luis Martini, diretor executivo de marketing e TI da Tenda
Luis Martini, diretor executivo de marketing e TI da Tenda

A Tenda, construtora e incorporadora com foco em habitação popular, informou que, após atualizar sua cultura corporativa, incrementando novos conceitos relacionados à mentalidade de startup, deu um novo passo: lançou um desafio corporativo para aguçar a inovação e a experimentação. Inspirado pelas tradicionais rodadas de investimento em startups, o programa convida os colaboradores da companhia a apresentarem ideias que possam aperfeiçoar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes.

Na primeira rodada do projeto, ainda em caráter experimental, a Tenda reuniu os colaboradores das áreas de marketing, TI, Ciclo Financeiro e Marketing de relacionamento para criarem soluções que aumentem o volume de vendas em lojas próprias.  Ao anunciar o projeto, Luis Martini, diretor executivo de marketing e TI, disse acreditar na inovação como principal agente de transformação e geração de valor para o negócio. “E, para criarmos um ambiente que favoreça a inovação, precisamos de processos e ferramentas adequadas que fomentem a colaboração e a troca das ideias. E quanto mais diversidade de ideias, pessoas e áreas, maior é o potencial de contribuição para a inovação”.

Ao todo, 43 grupos inscreveram suas ideias e puderam defender sua aprovação para a fase de mentoria, em pitches de 10 minutos para um grupo de executivos e profissionais seniores da Tenda. Ao todo, 15 equipes, compostas por 3 membros cada, passaram de fase, receberam mentoria e capacitação com ferramentas e conteúdos até a apresentação da ideia, diante de um júri composto pela diretoria da companhia.

As soluções escolhidas receberão investimentos dos diretores, que aportarão recursos para tirar a ideia do papel e ser testada. “Ao final do desafio, os times que tiverem suas hipóteses comprovadas ganharão um curso na Cesar School, referência no ensino de inovação no país”, explicou Cristina Caresia, diretora de Gente & Gestão, complementando: “a ação busca desenvolver novas habilidades ao time, dando voz aos colaboradores e reforçando o mindset de startup, princípios presentes na atualização da cultura da Tenda. “Vivemos um processo de reinvenção da cultura da companhia, com uma intensa transformação digital e mudança de paradigmas. Este é o momento ideal para transformar a forma como as ideias surgem e são compartilhadas.”