Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

15/3 , o “black day” para o consumidor!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Dia Mundial do Consumidor é uma data celebrada no dia 15 de março, e foi criada para proteger e nos lembrar sempre dos direitos do consumidor.  Criado em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”  teve como ideal a proteção aos interesses dos consumidores. 23 anos depois,a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas dando assim, legitimidade e reconhecimento internacional para essa data.


As relações de consumo, dada a voracidade do ambiente de negócios que vivemos, passaram quase a uma relação do caçador com a caça, onde o primeiro tenta de forma agressiva fazer com que o segundo consuma seus produtos de qualquer forma.  O fenômeno é tão forte e tão contundente que o que deveria ser o “dia da caça” , passou a “dia do caçador”.

O que começou como um dia de reflexão e homenagem ao consumidor, passou a ser hoje um dia de empurrar produtos de qualquer maneira.  Ao invés das empresas utilizarem a data para pensar como proteger os interesses de seus clientes com um atendimento mais justo e eficaz, não, resolveram como caçadores vorazes, atacar de tudo quanto é jeito. Não vemos mais como víamos nos primeiros anos, mensagens de respeito ao consumidor, mas sim ofertas e formas de fazê-lo comprar de qualquer jeito:

Comemore o Dia do Consumidor Aqui.. São Milhares de Ofertas. Aproveite!”

“Até 70% OFF Em Até 12X Sem Juros. Dia do Consumidor É na N…”

“Aproveite Nossas Grandes Ofertas do Dia do Consumidor na E…”


Creio que o Dia do Consumidor, passou a ser mais um “Black Day” para as relações de consumo. Infelizmente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima