7 tendências de marketing B2B a adotar em 2020

Se você está seguindo seu plano de marketing de 2019, inevitavelmente ficará para trás dos inovadores  

A natureza inerentemente dinâmica do marketing exige que os profissionais de marketing de todos os setores fiquem por dentro das tendências, ferramentas e tópicos em constante evolução. O tempo é essencial. Se você está seguindo seu plano de marketing de 2019, inevitavelmente ficará para trás dos inovadores que estão deixando o passado na poeira. Então, vamos olhar para algumas das ferramentas e estratégias que as empresas com visão de futuro devem adotar este ano.
1. Sites superiores — Um site original e bem projetado não apenas aumentará as taxas de conversão, mas também mostrará a seus clientes que você os leva a sério e se importa com a experiência deles.
2. Conteúdo de maior qualidade — Até agora, a maioria das empresas percebeu o fato de o conteúdo ser convertido. De fato, de acordo com uma pesquisa da Hubspot, 41% das verbas de marketing foram para conteúdo em 2019. Para aumentar as conversões e aumentar sua marca, é imperativo que os profissionais de marketing criem conteúdo com objetivo e substância.
3. Conteúdo em Vídeo — Os vídeos permitem oferecer demonstrações detalhadas de seus produtos e serviços, criar tutoriais para seus produtos e até promover lançamentos futuros de uma maneira mais envolvente. E não vamos esquecer as transmissões ao vivo; eles são uma ferramenta importante para criar um envolvimento genuíno com seus seguidores.
4. Comunicações personalizadas — O Relatório Salesforce State of Connected Customer 2018 revelou que 72% dos compradores de empresas esperam uma comunicação adaptada às suas necessidades.
5. Consolidação das tecnologias de marketing — Se você se atrapalha com muitas soluções de software, talvez 2020 seja o ano de dar um passo atrás e procurar uma solução que inclua várias funções no processo de gerenciamento de campanhas.
6. Os chatbots estão se multiplicando — Os chatbots com inteligência artificial estão se tornando uma opção cada vez mais viável para muitas empresas que desejam reduzir a carga de trabalho de sua equipe de atendimento ao cliente.
7. O email marketing ainda está forte — Embora o marketing por email seja considerado por muitos uma relíquia do passado,  continua sendo uma ferramenta poderosa no seu arsenal de marketing. Em vez de abandoná-lo ou reduzi-lo significativamente, os profissionais de marketing devem otimizar sua eficácia, usando testes A / B continuamente em linhas de assunto, conteúdo e prazo de entrega, segmentando estrategicamente listas de e-mail para criar conteúdo personalizado que ressoe com cada segmento único do seu público-alvo.
Fonte: SearchEngine Journal

Sistema WeShare de compartilhamento de carros é ampliado na Europa
WeShare, o serviço de compartilhamento de carros da Volkswagen e da SKODA sem utilização de bases fixas, será expandido para mais sete cidades na Alemanha e outros países europeus em 2020. Praga, na República Checa, e Hamburgo, na Alemanha, receberão o serviço na próxima primavera europeia (segundo trimestre do ano) e devem ser seguidas por Paris, Madri, Budapeste, Munique e Milão. Em todas essas cidades, o sistema WeShare disponibilizará uma frota de veículos totalmente elétricos com um total aproximado de 8.400 carros. Em Praga e Budapeste, o WeShare trabalhará em cooperação com a marca SKODA. Nas outras grandes cidades da Alemanha, França, Espanha e Itália, os veículos WeShare oferecidos incluirão os modelos e-Golf1 e e-up2 da Volkswagen, assim como, a partir do final do ano, o ID.33. O WeShare iniciou suas operações em Berlim em 2019, já com 1.500 carros e-Golf. A empresa conta agora com 50 mil clientes registrados na cidade. Fonte: Imprensa Volkswagen

Precisamos ir além da simpatia no atendimento ao cliente?
Os sistemas e padrões podem elevar o atendimento ao cliente da amizade à excelência sustentável, diz o especialista Micah Solomon. Ele detalha exemplos de padrões, como cortar fatias de limão para que os hóspedes possam comprê-los e sistemas, que são “grupos de padrões”. Um padrão pode ser simplesmente uma tática para executar uma tarefa com mais facilidade e sucesso (vários oficinas de automóveis poderiam ter o mesmo padrão de como colocar uma porca de segurança em uma roda sem apertar demais). Mas alguns padrões podem ser bastante específicos. Quando você pede um macchiato de caramelo na Starbucks, sua bebida termina com um padrão preciso de molho de caramelo: sete linhas verticais cruzadas com sete linhas horizontais que são cobertas com dois círculos completos ao redor da hachura criada. Este padrão fornece mais do que consistência visual; garante uma pequena quantidade de molho de caramelo em quase todos os goles. Os sistemas são um pouco mais elaborados. Eles são essencialmente grupos de padrões. Por exemplo, um sistema popular usado em muitos setores, do banco de varejo à hospitalidade, é a sequência de como cumprimentar e interagir com um cliente que está se aproximando visivelmente de você. A 3 metros, olhe para o que você está fazendo e reconheça o cliente com contato visual direto e um aceno de cabeça. A 1,5 metro, sorria. A 1 metros, cumprimente verbalmente o cliente, oferecendo uma saudação na hora do dia: “Bom dia “ou” Boa tarde “– a menos que o cliente não retorne seu sorriso de 1,5 metro, nesse caso, você deve deixá-lo em paz. Outro sistema essencial de atendimento ao cliente é uma estrutura para a recuperação do serviço ao cliente, ou seja, como trabalhar com um cliente chateado ou desapontado. “Provavelmente, nenhum sistema é mais importante que este; uma característica comum de todas as grandes empresas focadas no cliente é que elas têm seu próprio sistema, projetado para permitir que um funcionário estressado trabalhe, no calor do momento, com um cliente chateado, queixoso ou irritado. Fonte: Forbes