Os problemas da GM continuam a crescer, mas ela está apostando que pode reverter isso. Depois de anunciar mais um recall de 8,4 milhões de carros em todo o mundo nesta segunda-feira, a empresa aanunciou que vai pagar 1 milhão de dólares para cada família que tenha perdido alguém por conta de falhas nos veículos da companhia. As reclamações serão recebidas de 1 de agosto a 31 de dezembro. Até agora, a montadora já contabilizou perdas de 1,2 bilhão de dólares. Uma aposta enorme, sem dúvida.
Outra empresa com problemas é a Amazon. A gigante do ecommerce está envolvida em uma batalha judicial com o órgão regulador de comércio dos EUA para não pagar uma multa por causa de suas políticas de compras feitas por crianças em aplicativos para smartphones. A questão gira em torno de compras “in-apps”, aquelas em que os aplicativos são baixados de graça em um smartphone ou tablet e cobra-se dos usuários por serviços adicionais por meio de cartões de crédito registrados. Os consumidores dizem que as crianças são bastante suscetíveis à prática, o que leva a grandes dívidas para os pais e responsáveis. Segundo a FTC há milhares de queixas ligadas aos dispositivos da Amazon, mas a empresas só mudou sua política no mês passado. As compras de bens digitais – de vidas de jogo extra a ferramentas especiais dentro do jogo – são fundamentais para o sucesso das lojas de aplicativos das empresas de tecnologia. Em janeiro, a Apple concordou em reembolsar os clientes em, pelo menos, US$ 32,5 milhões e mudar suas práticas de faturamento para garantir que obteve o consentimento dos pais antes de cobrar as compras in-app.
A conferência Google I/O trouxe muitas novidades, mas, segundo o TechCrunch, a mais interessante tem a ver com o Android Wear. Escrevendo para o site, Frederic Lardinois afirmou que o Wear vai finalmente dar sentido ao Google Now.
Para quem acredita que ainda somos dependentes da economia americana, a semana trouxe boas notícias: a taxa de desemprego caiu para 6,1% e o déficit comercial caiu 5,6% (US$ 44,4 bilhões).
Na quinta-feira, os Correios apresentaram um terminal de autoatendimento para envio e recebimento de encomendas. O autosserviço possibilita que os clientes retirem suas encomendas utilizando duas senhas previamente enviadas por SMS ou e-mail. Além das senhas, poderá ser solicitada assinatura eletrônica do cliente. Ao todo, os Correios irão instalar 22 terminais de autoatendimento nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Essa não foi a única boa notícia para os praticamente do Marketing Direto = Marketing Diálogo. O Facebook anunciou dois aperefeiçoamentos em recursos importantes para nossa atividade: anúncios multiprodutos e um Custom Audience com mais possibilidades, permitindo às empresas chegar mais rapidamente aos seus públicos e criar audiências mais nuançadas.
Fontes: Exame, Reuters, TechCrunch, Mashable, Portal Abemd, Social Media Examiner, Facebook for Business