Muita gente está indo às compras. Ou às vendas – depende do ponto de vista.
A Lenovo, por exemplo, entrou no páreo dos possíveis compradores da BlackBerry e considera uma aposta para levar a companhia inteira. Pessoas próximas à marca chinesa disseram ao Wall Street Journal que a Lenovo assinou um acordo privado que a permite olhar os livros da BlackBerry. No mês passado a BlackBerry fechou um acordo inicial de US$ 4,7 bilhões com a Fairfax Financial Holdins – principal acionista da companhia. As duas têm até 4 de novembro para concluir o acerto, senão ele será desfeito. Há outras interessadas, como SAP, Cisco e Samsung, além do cofundador da BlackBerry Mike Lazaridis. Alguns desses, entretanto, querem apenas pedaços da empresa que, por isso, também considera a hipótese de se desmembrar em várias.
Outro que está no mercado para compras é o Luciano Huck. Segundo a coluna Radar da edição desta semana de Veja, Huck criou uma empresa de participações, a Joá Investimentos, e tornou-se sócio do Porta dos Fundos, um dos programas de humor mais bem sucedidos da história da internet brasileira.O Porta dos Fundos surgiu há cerca de um ano. Em pouco tempo, bateu recordes de audiência e virou destaque no YouTube, onde mantém um canal. Cada vídeo produzido pela equipe conta hoje com cerca de 3,5 milhões de visualizações. A média mensal do canal é de 55 milhões de views.
No lado das vendas, encontramos o Walmar Brasil. Semana passada, a rede anunciou que vai fechar 25 supermercados no Brasil. Entre elas lojas confirmadas, estão as unidades Tijuca e Campinho, no Rio. Segundo a companhia, o foco da medida são lojas de pequeno e médio porte que rendem menos do que o esperado.
A segunda maior rede de varejo do mundo,a sueca H&M (Hennes & Mauritz), com 3000 lojas no mundo, chega ao Brasil em 2014 e pretende abrir cinco lojas ainda no ano que vem. A primeira loja será na Avenida Paulista e a meta é possuir 40 lojas no país.
Na área das mídias sociais, a maior novidade vem do Twitter, ou melhor, as duas maiores novidades. A rede de microblogging agora permite o envio de mensagens diretas para todos a quem se segue. Até agora, o usuário podia enviar uma mensagem direta pelo Twitter apenas se a outra pessoa era também seu seguidor. É só uma questão de mudar a configuração e dar essa permissão. Além disso, lançou o recurso de tweets agendados. Segundo a empresa, todos os que usam produtos publicitários do Twitter podem agenda tweets orgânicos ou patrocinados para datas e horários específicos com até um ano de antecedência.
Fontes: Portal Abemd, Exame, Veja, Social Media Examiner