Acho que vocês já perceberam que este blog buscar ser um espaço de otimismo. Mas, confesso, é cada dia mais difícil remar contra a corrente.
E, vamos admitir, há uma corrente enorme de gente torcendo pelo pior.
Vejam o exemplo das vendas de Natal. As manchetes neste final de semana trombetearam: queda de 1,7% nas vendas, maior retração em 12 anos. Mas aí vamos ler as notícias e os dados são absolutamente desencontrados. “Considerando apenas os shoppings, houve crescimento de 3%.” Mas a expectativa da Alshop era que o crescimento fosse de 4,5% — e isso configura crise. Mas as vendas do ecommerce superaram as expectativas. E assim por diante.
Lembrei de 2008, quando também se trombeteou crise de tal maneira que houve inúmeras indústrias que demitiram “preventivamente”. E que, por conta disso, não conseguiram recuperar mais a fatia de mercado que perderam nos meses seguintes.
Desta vez, quem ganhará com o cenário de caos que a mídia desenha?
Não, não sou um “poliana”, ou um alienado. Sei que estamos com problemas à frente, mas ainda acho que a melhor maneira de enfrentá-los é pensando positivamente. Para encontrar soluções, em vez de ficar chorando leites derramados.
Feliz 2015 a todos!