APENAS MEIAS!!

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Na semana passada participei como palestrante do 25º Simpósio de Supply Chain & Logística promovido pela CICLO Marketing & Comunicação, (aproveito para agradecer a Isabel e a Monica pelo convite e pela recepção – foi ótimo) e em todas as apresentações que eu assisti ficou muito claro a importância do Supply Chain na operação dos negócios de todas as empresas

Quer sejam de marketing de massa como para as que se utilizam do marketing de clientes.

 

Do que adiantam grandes Campanhas motivacionais, alto investimento em propaganda em todos as mídias; se não temos a mesma capacidade em entregar aquilo que queremos vender?

Mei veio a cabeça um antigo comercial da IBM (do século passado) onde tinhamos a importância de uma cadeia logísitica integrada para podermos atender nossos clientes, nesta propaganda mostrava a dificuldade de uma dona de loja de meias para ser atendida por uma empresa de portifólio variado (www.youtube.com/watch?v=dKqWy5jewa4).

 


 

Este raciocínio me trouxe aos dias atuais!

 

Se sua empresa motivar o mercado consumidor à “sair da inércia” e colocar a mão do bolso para comprar seu produto e por uma falha de planejamento ou excelência operacional o consumidor tem que enfrentar uma fila de espera de 120 dias para adquirir seu produto.

 

Poderiamos contabilizar isto como PREJUÍZO!

 

E se considerarmos que uma parte dos consumidores quando motivada a comprar, se não encontra o produto anunciado compra outro que julga similar?

 

Podemos contabilizar como perda de vendas?

 


 

Nunca se vendeu tanto PICANTO, Citroen C3 e o March da Renault,

a cada comercial do FIAT 500!

 

120 dias de fila para “esperar pelo carro”!

Estratégia ou prejuízo estratégico – julgue você, se fosse acionista da FIAT!

 

De nada adianta Vendas, Marketing e Finanças se superarem, se Supply Chain não estiver conectado.

 

Como no vídeo da IBM, de nada adianta você logista investir em sua loja em seu layout, treinar seus vendedores e todas as ações que na sua estratégia lhe traram um aumento de vendas, se o seu fornecedor não estiver conectado e comprometido com o seu resultado.

 

Parcerias de resultado! Pense nisto!

 

“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”

Boa semana à todos!

 

 

Consultor na Mazza Consultoria em Gestão Empresarial, Treinamentos e Capacitações. Autor dos livros "CRM Sucessos & Insucessos (2009) e Clientes & Empresas como Cães & Gatos (2012)".

1 COMENTÁRIO

  1. Se aceitar esperar 120 dias, a decisão é do consumidor. Agora, se ainda precisar esperar outros x meses para solucionar o problema que recebeu junto com o produto, também de nada adiantará investir em layout, treinamento e mil ações de marketing. Precisamos de empresas também eficazes na solução de conflitos com o consumidor e não de companhias que empurram seu cliente para os órgãos públicos de defesa do consumidor para solucionar questões que elas provocaram.

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