O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Afinal, blockchain é realmente a salvação da lavoura?

blockchain1.jpg

Blockchain, blockchain, blockchain…

De um tempo para cá, parece que não se fala de outra coisa. Mas, principalmente, fala-se muita bobagem. Pouca gente, de fato, sabe do que está falando com a profundidade necessária. Segundo Jimmy Song, editor do Bitcoin Tech Talk, se formos acreditar em tudo o que diz, a “cadeia de blocos” vai

  1. Resolver a desigualdade de renda
  2. Tornar todos os dados seguros para sempre
  3. Tornar tudo muito mais eficiente e confiável
  4. Salvar os bebês doentes

Será que o blockchain é capaz de fazer todas essas coisas? Claro que não, isso é papel das pedras filosofais – e, mesmo assim, apenas nos livros do Harry Potter.

Para entender melhor algo se a tecnologia é mesmo capaz de realizar coisas incríveis para indústrias tão diversas como saúde, finanças, gestão da cadeia de suprimentos e direitos de música, sugiro continuarmos com o Jimmy. A vantagem de o termos como guia é o fato de ele ser um profundo especialista em bitcoin e ao mesmo tempo um cético sobre o Blochain.

Em artigo recente, Jimmy buscou responder as principais questões em torno do tema. Vamos seguir com ele.

O que é blockchain?

Tecnicamente falando, blockchain é uma lista encadeada de blocos e um bloco é um grupo de transações ordenadas.
Dito de outra forma, um blockchain pode ser visualizado como um subconjunto de um banco de dados, com algumas propriedades adicionais. A principal diferença em relação a um banco de dados normal é que existem regras específicas sobre como inserir novos dado.

Basicamente, eles não podem entrar em conflito com dados que já estejam no banco de dados (consistência) e não podem ser alterados ou excluídos, apenas anexados (imutabilidade). Além disso, os dados em si são bloqueados para um dono (propriedade). E são replicáveis e disponíveis. Finalmente, todos concordam sobre qual é o estado das coisas no banco de dados (canônico) sem uma entidade central (descentralização).

É este último ponto que realmente é o santo graal do blockchain. A descentralização é muito atraente porque implica que não há um “ponto isolado de falha”. Ou seja, nenhuma autoridade única será capaz de tirar seu patrimônio ou mudar a “história” para atender às suas necessidades. Essa trilha de auditoria imutável na qual você não precisa confiar em ninguém é o benefício com que todos que estão usando essa tecnologia estão contando. Mas ele tem um grande custo.

Custo dos blockchains

A trilha de auditoria imutável não controlada por uma única parte é certamente útil, mas há muitos custos para criar tal sistema. Vamos examinar alguns dos problemas. Continue lendo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima