Afinal, o Facebook passou ou não passou o Orkut no Brasil?

Passou menos de uma semana depois que o Ibope anunciou que o Facebook já tem mais usuários do que o Orkut no Brasil e aparece um novo estudo, de um instituto tão respeitado quanto aquele, falando que não é bem assim. Segundo a comScore, apesar da distância haver diminuído, a rede googliana continua na liderança no país.

Diferenças de metodologia? O problema é que os números são muito discrepantes. De acordo com os dados da comScore, o Orkut teve, em agosto, mais de 37,1 milhões de visitantes únicos, enquanto o Facebook teve 28,5 milhões. O crescimento do Facebook, de julho para agosto, foi de 10%, contra apenas 2% do Orkut. Em um ano, a rede social de Zuckerberg cresceu 214%, enquanto o Orkut viu seu número de usuários aumentar apenas 20% de agosto de 2010 a agosto de 2011. O Ibope, por outro lado, havia divulgado que o Facebook alcançara em agosto 30,9 milhões de usuários únicos, com o Orkut se mantendo praticamente estável em 29 milhões.

Ainda por cima, as duas pesquisas também divergem dos dados oficiais: o Facebook divulgou em agosto que tem 25 milhões de usuários brasileiros, enquanto o Orkut, com 84 milhões de usuários mundialmente, apresenta um número que é pouco mais de 43 milhões de membros no Brasil.

É bom que surja logo alguma explicação convincente, pois o que está em jogo é a credibilidade de todas as pesquisas realizadas por esses e por outros institutos.