Para muita gente, hoje em dia, gozar de boa saúde é tão importante quanto possuir os maiores, mais novos e mais brilhantes símbolos de status. Espera-se, portanto, para 2011, um grande crescimento de serviços que de fato melhorem a qualidade de vida e não apenas tratem de males e doenças. Alguns sinais dos tempos:
- 73% dos consumidores americanos consideram estar em boa forma física imporantes para se sentirem “bem”, e 7$% incluem “sentir-se bem sobre eles mesmos”. (Fonte: The Hartman Group, agosto de 2010)
- Aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo deverão estar usando aplictaivos de cuidados com saúde em seus celulares no ano de 2015. (Fonte: Reasearch2Guidance, novembro de 2010)
- Havia cerca de 17.000 aplicativos de saúde disponíveis nas maiores lojas de aplicativos em novembro de 2010, com 57% deles sendo dirigidos para consumidores e não para profissionais de saúde. (Fonte: Reasearch2Guidance, novembro de 2010)
- O uso mais acentuado de aplicativos de saúde ou relacionado com medicina é por jovens adultos: cerca de 15% de quem tem entre 18 e 29 anos tem esses aplicativos, comparado com 8% dos usuários entre 30 e 49. (Fonte: The Pew Internet Project, outubro de 2010)
Em 2011, considere que mais tecnologias de monitoramento vão se tornar portáveis ou até “vestíveis”, além de ficarem mais baratas (os smartphones de muitos consumidores são atualmente mais avançados do que muitos equipamentos médicos).
Além disso, tanto as redes de saúde vão oferecem plataformas para compartilhar, comparar e permitir a discussão de assuntos de saúde com outros consumidores.
“Last but not least”, a “consumistização” da saúde significa que mais consumidores escolherão produtos que carregam benefícios neles e que são bem desenhados, desejáveis, acessíveis, divertidos, saborosos e interessantes. Alguns exemplos:
- O Strollometer é um equipamento que rastreia todos os aspectos da rotina de nova mamãe ao empurrar o carrinho do bebê (“baby stroller”). Pela tela do aparelho, as mães podem conferir a velocidade, a distância percorrida, o tempo gasto, as velocidades medias e máximas e a temperatura exterior. Quando a sessão termina, elas podem inserir os dados no website Fit4Mum.com e ver os resultados em termos de calorias queimadas.
- Sleep On It é um aplicativo para iPhone que permite aos usuários rastrear os seus padrões de sono noturno. Esse instrumento gratis pode determinar que fatores estão afetando seu sono e quanto sono por noite é necessário para você se sentir descansado e energizado. Com o Sleep On It, você mede a duração e qualidade do seu sono, assim como o tempo gasto roncando e como isso está afetando a sua saúde e a sua qualidade de vida.
- Phillips DirectLife é um monitor pequeno, leve e “vestível” que constrói um registro detalhado das atividades diárias do usuário. Os dados são postados em um site pessoal, mostrando quantas calorias são queimadas no dia. E os usuários rastreiam seus progresso contra metas pessoais e têm acesso a um coach online. Podem também fazer comparações com outros usuários e conectar-se com uma comunidade online.
- Tanto a Microsoft como a Sony lançaram recentemente controles de jogos com sensors de movimento: o X-Box Kinect e o Playstation Move. Os sistemas usam câmeras para detectar os movimentos dos usuários durante a partida. Os controles foram desenhados não apenas para aperfeiçoar a experiência do jogo mas também, como o Nintendo Wii, para acrescentar uma dimensão física e saudável a ele com jogos como o EA Sports Active 2 e o Get Fit with Mel B.