O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Autoras: J.K. ROWLING – Um Fenômeno em Dez Anos



A série “Autoras” da Semana da Mulher no Clube do Livro começa exatamente com o maior fenômeno editorial de todos os tempos: Joanne Katheleen Rowling ou simplesmente J. K. Rowling.


 


Nascida em 31 de julho de 1965, em Gloucestershire, na Inglaterra, J. K. Rowling  é considerada a autora mais famosa e bem sucedida da literatura contemporânea. A autora rica e famosa de hoje é um exemplo de persistência e dedicação a um sonho. Durante anos, sofreu com a pobreza e a depressão, mas sempre procurou a superação em busca de seu ideal.  No mesmo ano em que criou o bruxinho “Harry Potter” e toda a sua saga – 1990, num vagão de trem “enguiçado” a caminho de Londres, J.K. perdeu a sua mãe, vítima de esclerose múltipla.


Joanne K. Rowling sempre gostou de escrever, o que faz desde criança. Sempre quis ser escritora de ficção. Ela escreveu o seu primeiro “livro” aos seis anos de idade – a história de um coelho chamado Coelho!


A autora da série “Harry Potter” é um verdadeiro furacão editorial. O seu primeiro livro do bruxinho e seus amigos – Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi aceito pelo agente literário Christopher Little em 1995. O livro chegou às livrarias em 1997 e cinco meses após o lançamento, J. K. Rowling recebeu o primeiro prêmio de muitos – Smarties Gold Prize. Na sequência, a autora inglesa escreveu os outros seis livros que a tornaram rica e famosa.


Joanne  enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora. Mas completou a história do bruxo mais famoso de Hogwarts em 2007, com o lançamento do útimo livro da série – Harry Potter e as Relíquias da Morte. Foram dez anos de sucesso e reconhecimento de sua obra. Seus livros venderam mais de 320 milhões de cópias em todo o planeta e foram traduzidos para sessenta e quatro línguas. 


Segundo estimativa da revista Forbes em 2004, J. K. Rowling tornou-se a primeira pessoa a tornar-se bilionária como escritora, ou seja, escrevendo livros. Desde então, segue acumulando prêmios, recordes e títulos como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo (atrás apenas da apresentadora Oprah Winfrey). Em 2007 ficou com a 48ª posição na lista da Forbes “100 Celebridades”.


Além dos sete livros famosos da série de “Harry Potter”, J.K. Rowling escreveu ainda dois livros de referência, Quadribol através dos séculos e Animais fantásticos e onde habitam, para ajudar uma instituição britânica que angaria fundos para projetos que promovem a justiça social e ajudem a combater a pobreza – Comic Relief.


No ano passado, também por caridade, lançou mais um livro baseado no universo dos  bruxos – “O Conto de Beedle, o Bardo”, um personagem do último livro da série Harry Potter. O livro é baseado em histórias traduzidas das runas pela personagem Hermione Granger referentes às notas “escritas” pelo professor de Hogwarts Alvo Dumbledore, o personagem preferido da autora.


Olhando para trás, hoje parece fácil o belíssimo trabalho de J. K. Rowling, um fenômeno editorial. A autora do personagem que mudou a literatura infanto-juvenil do século XXI, é também mãe e esposa,  mas nunca se esquece de ajudar instituições e ONGs que cuidam de crianças necessitadas pelo mundo. Não obstante seu sucesso, fama e dinheiro, J. K. Rowling construiu sua história sem mágicas ou bruxarias, mas sim como resultado de muito trabalho e dedicação.


Por isso tudo, J. K. Rowling é um exemplo de vida e inaugura a série AUTORAS do Clube do Livro na Semana da Mulher.


Um abraço, 


Marco Barcellos


 


 


Algumas referências da AUTORA:


 


Site Oficial: http://www.jkrowling.com/


 


J. K. Rowling na Wikipedia em: http://pt.wikipedia.org/wiki/J._K._Rowling


 


Site no Brasil: http://www.omundodeharrypotter.com.br/jk/


 


Comic Relief: http://www.comicrelief.com/


 


Livro “Os Contos de Beedle, o Bardo“, J. K. Rowling (Editora Rocco, 128 páginas).

 Download grátis em:


 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima