Barclays lança primeiro cartão de crédito crowdsourced

O Barclays anunciou no começo deste mês de março o lançamento do Barclaycard Ring MasterCard. O novo cartão está sendo apresentado como o primeiro “social credit card” projetado e construído através do poder da comunidade e de um modelo de produção chamado “crowdsourcing”, que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias (segundo a Wikipedia).

“Queremos mudar a forma como as pessoas enxergam os cartões de crédito e de empresas que os emitem, colocando de volta o poder nas mãos dos clientes”, disse Paul Wilmore, Diretor de Consumer Markets da Barclaycard EUA.”O Barclaycard Ring dará aos portadores dos cartões uma voz para ajudar a decidir como o cartão pode funcionar melhor para eles, juntamente com a oportunidade única de tirar proveito do seu desempenho coletivo.”

Concretamente, o novo cartão vai operar com uma baixa taxa de juros — 8% para todos os níveis de saldo –, sem taxas de transferência de saldo, sem taxas anuais e regras simples, fáceis de compreender.

A novidade mesmo é que, pela primeira vez, os detalhes financeiros de um cartão, como lucros e perdas, poderão ser acompanhados por seus portadores. E uma estrutura online irá capacitá-los para influenciar as decisões com impacto na forma como o cartão é gerido. Além disso, um programa do tipo “giveback”  dará à comunidade a oportunidade de compartilhar o lucro gerado por suas decisões coletivas.

Através do uso de mídias sociais, a comunidade também terá um fórum onde os clientes do cartão  poderão trocar idéias, compartilhar conhecimentos e fornecer feedback directo ao Barclaycard EUA para ajudar a determinar os recursos futuros do produto.

Barclaycard Ring MasterCard está atualmente em testes alfa e estará disponível para os consumidores até junho. 

Fonte: Barclaycard US (via Colloquy e CreditCardWatcher)