O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Blockchain – sua empresa precisa mesmo dessa tecnologia? (Parte 1)

Resultado de imagem para blockchainTraduzido e adaptado do site Blockgeeks.com

A tecnologia blockchain tem recebido muita atenção por suas capacidades disruptivas. Como resultado, muitas empresas estão se buscando formas de incorporar o blockchain.

Mas será mesmo que todas as empresas devem usar o blockchain? Afinal, por que tantas empresas estão tão entusiasmadas com o Blockchain?

Para começar a responder, precisamos voltar ao básico. Um blockchain é, tentando simplificar, uma série com data e hora de registros imutáveis ​​de dados ​​que são gerenciados por um cluster de computadores que não pertencem a nenhuma entidade. Cada um destes blocos de dados (isto é, block) são seguros e ligados uns aos outros em uma cadeia que utiliza princípios criptográficos (isto é, chain). As razões para tanta admiração são as seguintes:

  • Não é propriedade de uma única entidade, portanto, é descentralizado
  • Os dados são armazenados criptograficamente
  • É imutável – ninguém pode interferir com os dados que estão dentro do blockchain
  • É transparente – os dados podem ser rastreados

juniperresearch1A Juniper Research perguntou aos executivos de algumas grandes empresas (mais de 20.000 funcionários) se eles estão procurando incorporar o blockchain; 57% disseram “sim”, enquanto apenas 9% disseram “não”. Além disso, 76% dos entrevistados disseram que blockchain pode ser “muito útil” ou “bastante útil” para sua empresa.

Todos os sinais apontam para um grande nível de adoção. No entanto, há algumas coisas que essas empresas devem considerar.

Se o que existe funciona, não tente consertar

Existem muitas empresas por aí que estão desesperadas para incorporar o blockchain apesar do fato de terem sistemas perfeitamente bons no lugar. A ideia de que “tudo deve ser descentralizado” está errada.

Vamos pegar o exemplo da Amazon.

A Amazon é uma gigante multi-bilionária de e-commerce e o maior fator por trás de seu crescimento está em seu UI / UX.

Assim, se você pedir algo na Amazon, você vai recebê-lo dentro de um dia. Se você não gostar, eles retornarão em um dia e reembolsarão você. Além disso, com os serviços de drone chegando, em um futuro próximo, você estará recebendo o seu produto dentro de uma hora da encomenda!

Por que você iria querer interromper um serviço tão bom, incorporando uma nova tecnologia com a qual não tem experiência?

Mais frequentemente do que não, se você estiver buscando aumentar a eficiência da sua empresa, a resposta pode muito bem estar em retrabalhar certas soluções baseadas em legado em vez de saltar para o trem do blockchain.

O fato é que a tecnologia blockchain tem muitos casos de uso brilhantes. No entanto, a maioria deles ainda está no estágio teórico ou pré-PoC. Assim, a maioria das empresas que estão usando o blockchain está lidando com o desconhecido.

Se você realmente pensar sobre isso, um blockchain é, em sua essência, um banco de dados descentralizado e mais seguro e existem várias formas de implementação.

Blockchains públicos: blockchain aberto, no qual qualquer um pode participar e fazer parte da rede.

Blockchains permissionados: uma rede fechada onde os nós existentes devem examinar os participantes antes de torná-los parte da rede.

Embora os blockchains públicos tenham muitas qualidades úteis, o fato é que simplesmente não estão prontos para lidar com grandes quantidades de transações e dados, o que é um requisito primário para essas empresas.

Por outro lado, temos permissionamentos e até mesmo blockchains privados (os blockchains privados são de propriedade e controlados por uma única entidade). Esses tipos de blockchains ganharam imensa tração e interesse em vários setores, como finanças. No entanto, de acordo com os críticos, os blockchains privados e autorizados são implementações desnecessariamente extravagantes de um banco de dados compartilhado.

Atualmente, existem implementações muito mais simples de bancos de dados compartilhados que podem ser incorporados em vez de um blockchain.

É aqui que uma empresa deve se fazer novas perguntas. Deve-se buscar uma solução alternativa ou apostar em uma tecnologia que ainda é relativamente nova e pode precisar de alguns anos para cumprir as suas promessas?

Então, se sua empresa depende de um terceiro para todas as suas operações e esse terceiro está cavando um buraco no seu bolso, ou se sua empresa precisa de uma trilha de auditoria clara para garantir que tudo esteja em seu lugar, um blockchain é uma boa ideia para você.

Mas se a sua empresa tem que lidar com uma grande quantidade de dados e tempo e velocidade são fundamentais, então blockchain não é a melhor solução para você – pelo menos, por enquanto.

Na segunda parte deste artigo, vamos falar de alguns fatores importantes, como custos envolvidos, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima