Cadastro Positivo que mistério é este ?

0
8



Para simplificar o entendimento, o que temos atualmente no Brasil é o Cadastro Negativo. No momento da concessão de praticamente todo tipo de crédito, é feita a consulta para saber se existe algum restritivo no CPF ou CNPJ do solicitante.


Não tendo registros, crédito aprovado.


Mas qual a provável capacidade de pagamento deste cliente ? Com que freqüência este cliente usa crédito ? Qual seu comportamento de consumo em geral ? Qual o volume mensal de suas contas de serviço público (telefone, luz, água, etc.) e provedores como TV a cabo e Internet?


São estas respostas que o Crédito Positivo poderá consolidar em uma pontuação que permitirá uma concessão de crédito muito mais precisa, com uma maior probabilidade de separação de bons e maus pagadores.


A análise histórica do uso do Cadastro Positivo em muitos países aponta para um aumento significativo dos ativos de crédito com mais qualidade, ou seja, menor inadimplência, provocando uma queda nos juros, principalmente para os bons pagadores.     


No Congresso de Crédito e Cobrança, que aconteceu semana passada em SP, algumas palestras trataram do assunto e só trouxeram aos profissionais do mercado mais ansiedade para ter logo este serviço disponível no Brasil.


Para se ter uma idéia de “onde estamos”, segundo Miguel Lienas – palestrante Consultor de Projeto do Grupo Banco Mundial – na América Latina os únicos dois países ainda sem este serviço são Brasil e Suriname !!!!! Cá entre nós não podemos continuar nesta triste lista.