O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Como divulgar seu livro praticamente sem custo

(texto escrito especialmente para o livro Os Pilares do Relacionamento, que é uma coletânea de posts deste blog e que pretendo publicar ainda esta semana)

Primeiro, é preciso publicar seu livro. Mas isso hoje em dia é cada vez mais fácil. Minha sugestão é usar a ferramenta de publicação do portal PerSe, www.perse.com.br. Fácil, prático – e você  não gasta nem um tostão para fazer isso, seja seu livro impresso ou eletrônico (eBook).

Durante o processo de publicação, você fará um resumo do livro. Isso já será um primeiro passo para a divulgação da obra. Basta publicar em sua página do Facebook ou em comunidades do Orkut.

Mas eu não ficaria apenas nisso. Abriria no Facebook uma página especial para o livro. Depois, avisaria meus amigos por email. Assim, eles poderiam usar o botão ‘curtir’ – automaticamente, a informação é compartilhada com os amigos deles.

Aproveite o resumo e vá mais fundo: crie frases com até 140 caracteres para divulgar no Twitter. Existem algumas ferramentas que organizam essa divulgação (eu uso o HootSuite.com). Você pode pegar as frases e programar para que sejam publicadas regularmente durante uma semana, por exemplo.

Email é uma ferramenta que não pode ficar de fora. Falei em usá-lo para divulgar a página no Facebook. Mas o importante é usar o email para levar as pessoas até a loja do PerSe e fazê-los comprar o seu livro.

No processo de publicação no PerSe, além do resumo, você deverá escolher e publica palavras-chave que tenham a ver com o conteúdo do livro. Essas palavras-chave são “tags” que aparecem para os sites de busca como Google, Bing, Yahoo e outros. Se quiser investir um pouco, você pode usar links patrocinados. São os anúncios que aparecem nas buscas geralmente no lado direito desses sites. Saiba mais em google.com/adwordsadvertising.microsoft.com/brasil/bing,searchmarketing.yahoo.com/pt_BR/arp/internetmarketing.php e outros.

Mesmo que seu livro seja publicado apenas de forma eletrônica, eu aconselho a usar peças offline. Um postal, por exemplo, funciona bem como divulgação e é bastante barato. Um marcador de livro também é uma peça funcional e atraente. Se você tiver locais de interesse para o seu livro, use também cartazetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima