Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Como ser um líder melhor em 2013

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Ficamos por aqui em 2012. Esperamos que tenham aproveitado o conteúdo que ofereci e prometo que no ano que vem me esforçarei para garantir ainda mais valor a cada visita de vocês ao blog. Comecem 2013 com saúde, paz e esse instigante artigo publicado no site A Zona de Desconforto (tem mais por lá; não deixem de ler, por exemplo, No Ano Novo, pule 7 ondas e fique longe de 9 pessoas).

leader-pano_22977-300x140Em artigo escrito para a Inc., Brian Evje da Slalom Consulting, aponta 8 oportunidades para você aperfeiçoar sua capacidade de liderança. Em resumo, ele diz que é possível tornar-se um líder melhor no ano que vai começar daqui a 3 dias, oferecendo responsabilidade às pessoas​​, elogiando os trabalhos bem feitos e tomando a frente nos desafios mais difíceis. “Quando um líder enfrenta um desafio inconveniente, a mensagem é clara: ele está devotado ao objetivo comum”, escreve ele.

Abaixo, um resumo do artigo.

“A liderança é o somatório de uma série de momentos e o principal desafio é ter consciência de quais momentos são mais importantes e o que fazer com eles. Eis alguns que você pode identificar e refletir como aperfeiçoá-los no ano que vem.

O momento em que você não deixa uma pessoa “fora do gancho”

As empresas estão cheias de compromissos perdidos. Manter as pessoas ligadas até que cumpram seus compromissos pode ser desconfortável para eles, e para você. É tentador deixá-las “fora do gancho” até que “chegue o momento certo”, mas é preciso resistir a isso. Aceite o fato de que o progresso exige pressão, e que é seu trabalho aplicá-la de forma responsável.

O momento em que você deliberadamente desvia a atenção de si mesmo

Quando você consegue sinceramente desviar o foco de voê mesmo, o impacto imediato é fazer os outros prosperarem. O efeito secundário é que você passa a ter tempo e espaço para observar os outros. Os líderes devem ser excelentes observadores, a fim de decidir para onde ir. É difícil observar enquanto se é o centro das atenções.

O momento que você faz uma pergunta diferente, mais profunda

Muitas perguntas roçam a superfície de um problema, ou são feitas quando já se sabe a resposta, ou são de fato afirmações que aparecem como perguntas. Como você pode evitar esses questionamento inúteis? Durante uma conversa importante, como você escolhe uma pergunta diferente e mais profunda para chegar ao cerne da questão? Como você decide o que perguntar, e encontra a coragem para de fato perguntar?

O momento em que você simplesmente diz: ” Muito bem!”

Estas  duas palavras carregam uma  influência positiva tremenda quando são ditas sinceramente e no momento certo.

O momento em que você se concentra antes de fazer algo desconfortável

Pode ser fácil fugir da necessidade de enfrentar acontecimentos, conversas e decisões desagradáveis. Muitas vezes criamos distrações para não ter de abraçar a incerteza e o medo. E, no entanto, é justamente a sensação de desconforto que sinaliza a necessidade de preparação.

O momento em que você busca o que é melhor, mesmo que seja desagradável

Um líder deve demonstrar consistentemente compromisso com o propósito comum da organização. E não simplesmente tomar o caminho de menor resistência.

O momento em em que você deixa pra lá alguma coisa

Tão importante quanto decidir o que perseguir é decidir o que deixar passar. Distrações reais e imaginária estão por toda parte. Dar um tempo para decidir o que é melhor deixar sem solução irá manter seu foco no que é mais importante.

O momento em que você corretamente se dá um descanso

Como líder, os críticos estão todos ao redor – e nenhum pode ser mais alto do que o de sua própria cabeça. Diminuir o volume de autocrítica é sempre uma boa idéia, porque muito ruído interno irá interferir com a sua capacidade de refletir, e afogar as perspectivas úteis de outros.

Reconhecer a importância de momentos individuais permitirá uma liderança mais autêntica e eficaz. Feliz Ano Novo!”

Fonte: Inc.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima