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“Dealer chic”: o meio é a motivação

Continuando a matéria do Trendwatching.com, vamos apresentar a segunda razão que eles oferecem para o sucesso da tendência de que buscar ofertas está virando modo de vida e motivo de orgulho.


O MEIO É A MOTIVAÇÃO

Ofertas são hoje fonte de inovação online e tecnológica, portanto,
são espertas, bacanas e divertidas para consumidores antenados.

Vamos analisar as ofertas “clássicas” por um momento, principalmente
os cupons de papel: eles eram insignificantes, genéricos, exigiam
planejamento antecipado e precisavam ser processados publicamente no
caixa, sendo que nada disso os fazia atraentes para os consumidores. Não
ajudava nada o fato de que a maior parte da economia se concentrava em
obter dez centavos de desconto em uma lata de atum, contra os vários
descontos carregados de diversão oferecidos pelo “Mundo dos Cupons 2.0”.

Hoje os descontos e as ofertas são cada vez mais inovadores e atraentes em relação a onde, quando e como são obtidos e resgatados.
Podem ser acessados online ou por meio de smartphones, no momento
certo. As ofertas podem ser altamente personalizadas ou compartilhadas
com amigos. Podem ser exclusivas, convenientes ou divertidas. Até mesmo
sua obtenção e resgate (com o uso de um smartphone, para todo mundo
ver), pode ser uma fonte de realização ou status.

Tudo isso impulsiona o DEALER-CHIC: as ofertas hoje são relevantes, vêm no momento certo e são interessantes; usá-las é uma atitude esperta, sofisticada e perfeita para consumidores sedentos de experiências.

Alguns indicadores:

  • Os cupons online respondem apenas por 1% de todos os cupons
    distribuídos, mas representam 10% dos cupons resgatados (Fonte:
    Catalina, abril de 2011).
  • 79% das pessoas que têm um smartphone usam o telefone em
    atividades relacionadas a compras, e entre estas, quase a metade (48%)
    usa o telefone para procurar ou utilizar descontos e cupons (Fonte:
    Google & IPSOS, abril de 2011).
  • 53% dos chineses e 47% dos coreanos que possuem um
    smartphone já usaram cupons para comprar produtos em lojas físicas. Os
    números de comparação em outros países são: 22% nos EUA, 14% no Reino
    Unido e na Turquia, 13% na Espanha, 11% na Alemanha, 10% na França e 7%
    na Holanda (Fonte: Google & IPSOS, julho de 2011).
  • 67% dos usuários de celular concordam que cupons baseados
    na localização em um aparelho móvel são “convenientes e úteis”, ao passo
    que 42% dizem já ter usado algum tipo de cupom (Fonte: Prosper Mobile
    Insights, outubro de 2011).”

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