Designer inglês cria máquina de café expresso que não usa energia elétrica

Ciclo Vivo:

A máquina de café Presso, criada no Reino Unido pelo designer Patrick Hunt, fornece café expresso feito com energia limpa e eficiente o tempo todo. Portátil e operada por uma alavanca, a máquina de café sem fio pode ser usada em casa, no escritório e em qualquer outro lugar, já que não requer energia elétrica.

Problemas com a falta de luz são comuns, mas mesmo que não ocorram com frequência, são nestes momentos que percebemos a importância desta fonte de energia e como somos dependentes dela no dia-a-dia.

Pensando nisso, o designer britânico criou este aparelho que funciona sem energia elétrica. Para usá-lo basta abastecer o equipamento com água fervente, adicionar o expresso favorito no porta-filtro e pressionar a haste de metal para baixo.

O inglês havia observado que as máquinas de expresso tradicionais consumiam muita energia, mesmo quando estavam desligadas, por isso projetou esta máquina de café acionada manualmente. O processo de fazer café com este sistema requer apenas uma pequena quantidade de energia. A maior parte de sua estratégia é trazer de volta um pouco do ritual e das tradições no feitio de uma xícara de café.

A máquina, ambientalmente correta, é feita de alumínio polido e os designers esperam inspirar seus clientes a reciclá-la ao final do seu ciclo de vida. Ela diminui sua pegada ecológica e seu consumo energético.

O produto está a venda em diversos países a um preço médio de US$ 150,00. Com informações do Ecolect.