O canal para quem respira cliente.

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



 


No dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro, curiosamente uma data instituída oficialmente pela UNESCO há “apenas” 17 anos. Se pararmos para pensar na dimensão da importância dos livros no contexto da evolução da civilização, seria de esperar que esta fosse uma data reconhecida mundialmente há bem mais tempo.


O Dia Mundial do Livro é um evento comemorado todos nesta data escolhida pela UNESCO para promover globalmente o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais em todo o planeta.


Além do Dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril também se assinala outra data importante para o mercado editorial, que é o Dia Mundial do Direito de Autor. Daí o nome correto e atual, que é “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor“, e foi instituída para marcar também o papel da valorização da propriedade intelectual.


O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha, mas começou a ser celebrada inicialmente em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, o famoso escritor espanhol. No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.


Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude desta data também marcar o falecimento de outros escritores famosos, como o escritor catalão Josep Pla, e o dramaturgo inglês William Shakespeare. Além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice DruonVladimir Nabokov Manuel Mejía Vallejo.


De qualquer forma, todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Diversas escolas e organizações celebram o Dia Mundial do Livro com ações que procuram sensibilizar em especial os mais novos para o papel dos livros no nosso aprendizado e crescimento enquanto indivíduos.


Bibliotecas de municípios de todos os portes organizam exposições e mostras literárias, e algumas universidades até lançam concursos para estimular a participação dos seus alunos. É o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que, em parceria com outras entidades promove o concurso em espanhol Prêmio Literário Revelação Imaginação em Letras (para


 texto literário escrito em espanhol).


Por ser uma data celebrada mundialmente, é também interessante observar como é promovida essa sensibilização em outros países. O blog português Bibliotecas em Rede compartilhou alguns belos exemplos de cartazes alusivos ao Dia Mundial do Livro de anos anteriores. Vale a pena conferir!


Além desta data, vale citar também o Dia Mundial da Poesia, celebrado no 21 de março, e o Dia Nacional do Livro, comemorado no Brasil em 29 de Outubro.


 


Visite:


Bibliotecas em Rede(cartazes sobre o Dia Internacional do Livro)


Prêmio Literário Revelação Imaginação em Letras


Biblioteca Pública faz exposição do Dia Internacional do Livro


 


 

   Escritor Espanhol Miguel de Cervantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima