Enriqueça seu vocabulário II


Continuando com a série de “buzzwords”…

Um frequency marketing program busca maximizar o número de visitas, compras ou pedidos de clients, recompensando-os com base em seu comportamento anterior de compra. Muitas cadeias de supermercado, por exemplo, oferecem programas de fidelidade nos quais os portadores de cartões obtêm descontos em certos produtos (FG: é o caso do Programa Mais do Pão de Açúcar – e quem me leu sabe que não sou um grande fã dessa estratégia!) e cupons para as próximas compras. (Tradução: Programa de Frequência – um programa de milhagem de companhia aérea é, em última instância, um programa de freqüência)                                                                                                                                                             Enforced loyalty é criada quando uma organização exige um contrato de longo-prazo para uso de seus produtos ou serviços. Um provedor de Internet, por exemplo, pode criar enforced loyalty ao exigir de seus clientes a assinatura de um contrato por determinado período de tempo. (Tradução: Fidelidade forçada – é uma expressão nova também para mim, embora faça todo sentido. O melhor exemplo brasileiro está nas operadoras de telefonia


Personalization, também chamada de one-to-one marketing, é o processo de desenhar o website, os produtos ou serviços de uma organização para atender as necessidades de cada consumidor individual. A personalização é usada para atender especificamente as necessidades, aumentar a satisfação e construir a fidelidade dos consumidores.  (Traduções: Personalização e marketing um-a-um – embora esses termos costumem ser utilizados mais freqüentemente com outros sentidos. Personalização é genericamente a técnica de individualizar uma mensagem, seja uma carta, um anúncio, um email, ou uma área de website, a partir das informações de um indivíduo, cliente ou prospect, armazenados em bancos de dados. Marketing um-a-um é um termo cunhado pela empresa Peppers&Rogers e significa mais ou menos o mesmo que marketing de relacionamento.)