Estudo revela por que os consumidores tornam-se fãs de páginas do Facebook

Você já se perguntou por que as pessoas decidem se tornar fãs de páginas do Facebook?  As empresas ExactTarget and CoTweet fizeram um estudo para responder essa importante questão, que certamente pode ajudar empresas e marcas a desenvolver melhores estratégias de mídias sociais.

Um dado impressionante: 39% dos consumidores clicam no botão “Curtir”, e portanto tornam-se fãs dessa página, simplesmente para demonstrar aos seus amigos que gostam daquela marca. Isso é apenas 1% menos do que a quantidade de respostas que afirmaram “Curtir” uma página para receber descontos e promoções. Ou seja, as mídias sociais são sociais mesmo!

Outras descobertas da pesquisa:

  • 43% dos usuários do Facebook pesquisados disseram que “Curtem”, ou seja, são fãs de pelo menos uma marca no Facebook.
  • 34% dos usuários do Facebook disseram “curtir” marcas para ficarem informados sobre as atividades da empresa.
  • 33% disseram “curtir” marcas para obterem informações sobre futures produtos.
  • Entre os usuários do Facebook que disseram “curtir” pelo menos uma marca, apenas 17% disseram que provavelmente tinham mais intenção de comprar da marca depois de fazer isso.

“Os consumidores usam o Facebook para interação com amigos, para diversão e para se  expressar através de uma afiliação pública com marcas – fatores que, combinados, criam uma plataforma de marketing viral muito ponderosa”, comentou Jeff Rohrs, diretor do grupo de pesquisa e educação da ExactTarget. “Ao envolver os consumidores no Facebook de uma maneira que os mantêm entretidos, as marcas criam uma oportunidade sem precedentes para mobilizar fãs e serem apresentadas aos amigos deles.”

 Fonte: SocialMediaExaminer.com