O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Existe futuro para a indústria de entretenimento fora da Internet?

 Não chega a ser
“matrix”, mas, mais e mais, vivemos em um mundo digital. Ainda existem muitas
empresas e setores inteiros que continuam a viver em um mundo puramente de
tijolos e cimento. Mas quando a gente olha para a indústria de entretenimento
isso parece muito com suicídio comercial.

Se você, como eu, é de uma geração que precisava de um fio
ligado a uma parede para que seu telefone funcionasse ou em que o jornal era
entregue exclusivamente por entregadores tem que se beliscar com certa
freqüência para poder lembrar que não vive mais em um mundo dominado pelas
gigantes da TV e dos jornais impressos. Mesmo em um país onde uma dessas
gigantes, a Globo, ainda tenta resistir – ia dizer bravamente, mas é melhor
assumir que é mesmo desesperadamente.

O que assistimos hoje é o surgimento de uma nova era onde o
entretenimento social é dominado por plataformas de Internet. Um relatório
recente chamado GlobalWebIndex, da Trendstream.net, que realizou três ondas de pesquisa,
entrevista 90 mil pessoas em 26 países, revelou que há três tendências claras
na adoção da Internet pelo consumidor de entretenimento. Ei-las:

Tendência
1: Entretenimento Social em Tempo Real

Hoje, não
se trata mais de crescimento massivo, mas de uma mudança de consumidores que já
estão ativos para as tecnologias de tempo real, ‘real-time’, tais como
atualização de status e tweets. A velha visão de mídia social baseada em texto,
como os blogs e fóruns, está sendo ultrapassada, com as mídias sociais deixando
de ser sobre criar e publicar conteúdo para compartilhar o conteúdo de outras
pessoas e opiniões “ao vivo” sobre eventos do mundo real. Em resumo,
‘real-time’ é a reorientação do consumidor de criador para distribuidor.

Tendência 2: Pacotes de Aplicativos

A web
baseada em browsers abertos está perdendo para as plataformas fechadas de
Internet, tais como aplicativos para celulares, TVs conectadas à Internet,
tablets, e-readers, aplicativos de pc, plataformas de jogos e de vídeo. Essas
plataformas fechadas estão transformando a Internet e destruindo a noção da net
como uma entidade única. De forma crucial para a revolução do entretenimento,
elas oferecem veículos profissionais com os meios para criar modelos de negócio
sustentáveis, uma coisa que a economia da web baseada em browsers falhou
miseravelmente.

Tendência
3: Criação de Conteúdo Profissional

Conteúdo
profissional no estilo tradicional é agora uma parte fundamental da experiência
online do consumidor. As plataformas de Internet, para centenas de milhões de
consumidores, são a forma escolhida para se divertirem. Isso é devido ao
crescimento continuo de conteúdo profissional em sites de vídeo (legal e ilegal),
ao crescimento do ‘real-time’, e ao crescimento das plataformas fechadas.

Voltarei
a esse assunto para discutir como tirar proveito dessas tendências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima