O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Foursquare e outras redes de geolocalização. Parte II

Que a Foursquare é um sucesso pode-se concluir não apenas pelo rápido crescimento da rede – de zero a mais de 7,5 milhões de usuários em dois anos (foi lançada no South by Southwest 2009, realizada em março daquele ano), mas pelo fato de outros aplicativos terem surgido em sua esteira qual cogumelos em dias úmidos. A questão é: o crescimento continuará nesse ritmo, ou melhor, em algum ritmo?

O artigo do Social Media Examiner apresenta o que a Foursquare e outras redes estão fazendo para manter crescente o interesse dos usuários. Adianto: não está fácil. Segundo a autora do artigo, Corina MacKay, há duas regras de ouro nesse campo: 1. Torne fácil, 2. Crie valor. Em outras palavras, os usuários querem se esforçar menos e ganhar mais. Vejamos o que está sendo feito pelas redes.

Recomendações

Possivelmente um dos desenvolvimentos mais óbvios e esperados é a integração dos lugares recomendados para se fazer check-in. A versão mais recente do Foursquareinclui uma seção chamada Explore, criada para oferecer recomendações de locais perto de onde você estiver, baseadas nos lugares preferidos de seus amigos e no seu próprios histórico de check-in.

O site Scoville integra seus check-ins do Foursquare e organiza seus locais preferidos semanalmente. À medida em que mais usuários se inscrevam, essas recomendações criarão um ranking de locais em cada cidade, permitindo ao site recomendar check-ins baseados em sua popularidade.

Outro aplicativo, o Bizzy, está tentando uma forma diferente: os usuários dão notas e comentam quando deixam um local, através do recurso check-out.

Alguns aplicativos mais recentes estão se concentrando em agregar conteúdo valioso às recomendações, sejam ofertas ou informação. Lowfferrecomenda bons negócios na vizinhança, além de ofertas especiais, baseadas nas recomendações e na localização do usuário, funcionando quase como um aplicativo móvel do Groupon. Da mesma forma que o Foursquare, um jogo para ganhar a liderança motiva a participação do usuário.

Por falar no Groupon, o seu fundador Andrew Mason tem idéias próprias sobre levar o site para o celular: vem aí Groupon Now. O novo aplicativo oferece duas opções ao usuário: I’m hungry ou I’m bored. Para cada opção, combinada com a localização do usuário, ele envia ofertas especiais em locais próximos.

Spot, outro aplicativo a ser lançado em breve, espera preencher uma lacuna aberta pelos outros aplicativos, oferecendo uma maneira fácil de juntar recomendações de amigos e guardá-las para mais tarde. É possível que um recurso semelhante esteja presente na próxima versão do Foursquare.

Continua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima