Foursquare e outras redes de geolocalização. Que futuro tem elas?

Antes de entrar no assunto propriamente dito, vale a pena perguntar: você usa o Foursquare? Ou não tem a mínima idéia do que estou falando? Se é esse o caso, então vale a pena um pequeno resumo (e para isso vou tomar emprestado um texto do blog Interney.net).

Começando pelo que é…

Foursquare é um serviço de geolocalização que, basicamente, permite que você indique aonde está através de um aplicativo no seu celular. Você abre o aplicativo e aparece uma lista de lugares.


Aí, você indica o lugar em que você chegou, escolhe se vai avisar seus amigos ou não e se quer que esse check-in (esse é o nome que o Foursquare dá para a ação que você executa no aplicativo para dizer que chegou em algum lugar) apareça no twitter e facebook.  Ao efetuar o check-in você ganha pontos.

Para que serve?

O Foursquare permite que você crie uma rede de amigos, com quem você pode compartilhar seus check-ins. Dessa forma você pode fazer um esforço para encontrá-los caso você esteja por perto (sugestão: telefonar para a pessoa avisando que está por perto, pois aparecer de surpresa pode gerar situações embaraçosas e desencontros – a pessoa pode fazer check-in quando sair do lugar ao invés de fazê-lo quando chega).

Nas configurações da sua conta você pode escolher avisar seus amigos pelo twitter e facebook quando fizer um check-in. Quando seus amigos fazem check-in você acompanha na tela do aplicativo, ou também pode escolher receber um e-mail avisando sobre os check-ins deles.

Além disso, você pode conhecer lugares bacanas que não conhece ainda, pois os usuários podem deixar dicas de um estabelecimento para que você decida (ou não) visitá-lo (as dicas também estão disponíveis no site do foursquare). E você também pode adicionar suas próprias dicas e facilitar a vida das próximas pessoas que passarem por ali. Se gostar muito de algum dica você pode adicioná-la numa lista (To Do).

Até agora, parece meio bobo, mas o fato é que é o maior sucesso recente entre as redes sociais: o aplicativo foi lançado no South by Southwest em 2009, e já foi baixado por mais de 7,5 milhões de pessoas (esse número é do início do ano, deve ter ainda mais usuários no momento).

A explicação desse crescimento exponencial talvez esteja no fato de que eles conseguiram tornar a participação no Foursquare uma coisa divertida. Pois funciona como um jogo. Cada vez que você chega em algum lugar e faz check-in, você ganha pontos. Esses pontos criam um ranking entre você e os seus amigos e outro ranking entre todos na mesma cidade.

Se você é o usuário que mais vezes esteve em algum lugar você se torna mayor (prefeito) daquele local, isso lhe dá direito de cuidar do lugar no site do foursquare, você pode editar o endereço, o local no mapa, adicionar uma categoria no lugar, etc.

Conforme você se torna um usuário mais ativo você coleciona badges (crachás) de acordo com os seus hábitos e frequência, são como pequenos troféus do jogo.

Pra quem gosta de games e competição o foursquare cria um clima saudável de disputa entre você e seus amigos, numa época que tantos reclamam de sedentarismo o foursquare incentiva as pessoas a saírem e conhecerem os lugares. Como o ranking é zerado toda semana você tem de estar em constante movimento para aparecer em destaque. A sua coleção de badges é pra sempre, então também serve pra impressionar mostrando o que você conseguiu coletar nas semanas passadas.

Existem muitos badges que são específicos de cidades e eventos, você pode encontrar uma lista bem grande aqui e aqui. Veja quais são aqueles possíveis de se ganhar no Brasil:

 Newbie – Você ganha no seu primeiro check-in.
 Adventurer – Faça check-ins em 10 lugares diferentes.
 Explorer – Faça check-ins em 25 lugares diferentes.
 Superstar – Faça check-ins em 50 lugares diferentes.
 Bender – Faça check-ins em 4 dias consecutivos após às 18:00.
 Crunked – Faça 4 check-ins em uma única noite, Parece que das 18:00 até as 10:00 do outro dia é considerado noite para o Foursquare, alguns usuários afirmam que precisa ser entre às 20:00 e 00:00, de qualquer maneira se você gosta de peregrinar pela madrugada vai ganhar esse badge sem muito esforço 
 Local – Faça check-in no mesmo lugar 3 vezes na mesma semana.
 Superuser – Faça 30 check-ins em um mês.
 School Night – Faça check-in depois das 3:00 da manhã num dia semana.
 Photogenic – Faça check-ins em 3 lugares marcados com a tag “photobooth“.
 Animal House – Faça check-ins 3 lugares marcados com a tag “frat boys“.
 Overshare – Faça 10 check-ins em 12 horas.
 Ziggy´s Wagon – Faça check-ins em 3 lugares marcados com a tag “food truck“.
 Don´t Stop Believin´ – Faça 3 check-ins em dias diferentes em lugares marcado com a tag “karaoke“.
 Gym Rat – Faça 10 check-ins em dias diferentes em lugares marcados com a tag “gym“.
 Road Warrior – Faça 3 check-ins em lugares diferentes usando o aplicativoWaze
 JetSetter – Faça check-ins em 3 lugares marcados com a tag “airport“.
 16 Candles – Você tem que colocar “happy birthday” junto com 5 check-ins(provavelmente os check-ins tem de ser em dias e/ou locais diferentes, pois colocando os 5 em seguida não funcionou). 
 Zoetrope – Faça 10 check-ins em dias diferentes em lugares marcados com a tag “movie theater“.
 Pizzaiolo – Faça 10 check-ins em lugares diferentes marcados com a tag “pizza“.
 Warhol – Faça 10 check-ins em lugares diferentes marcados com a tag “gallery“.
 Babysitter – Faça 10 check-ins em dias diferentes em lugares marcados com a tag “playground“.
 Swarm – Faça check-in em um lugar com 50 usuários de foursquare presentes.
 Super Mayor – Seja mayor de 10 lugares simultaneamente.
 I´m on a boat! – Faça check-in num lugar marcado com a tag “boat“.
 Barista – Faça 5 check-ins em diferentes lojas do Starbucks.

Vocês devem ter percebido que muitos badges dependem do local estar com as tags corretas, colabore com o Foursquare adicionando as tags corretas aos lugares que você frequenta. No site do Foursquare eles falam um pouco mais sobre isso.

Agora que já equalizamos o conhecimento sobre o Foursquare, no próximo post, vou falar especificamente sobre o futuro dos serviços de geolocalização, na opinião de Corina MacKay, do site Social Media Examiner.

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