Fracassos em pesquisa de opinião!

0
1



A ONU resolveu fazer uma pesquisa em todo o mundo.


Enviou uma carta para o representante de cada país com a pergunta:

“Por favor, diga honestamente qual é a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo”.

A pesquisa foi um grande FRACASSO. Sabe por quê?

Todos os países europeus não entenderam o que era “escassez”.

Os africanos não sabiam o que era “alimento”.

Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre o que era “opinião”.

Os argentinos mal sabem o significado de “por favor”.

Os norte-americanos nem imaginam o que significa “resto do mundo”.

O congresso brasileiro está até agora debatendo o que é “honestamente”.

 

Utilizei esta piada para que você tenha um momento de descontração em seu dia tão atribulado, mas também tenho uma segunda intenção:

 

Como tomar cuidado com a preparação em suas pesquisas.

 

Além do que você quer com as respostas, pense em muitos outros pontos como:

 

1. Publico alvo

2. Como fazer as perguntas para cada tipo de público

3. Como se fazer entender em sua intenção

4. Se o assunto ou a pesquisa é relevante para este público

 

Se estes cuidados não forem tomados sua pesquisa como muitas outras teram o mesmo resultado FRACASSO.

 

Tudo que você precisa PERGUNTAR pode ser MELHOR comnunicado SEMPRE

 

 

 

“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”

Mazza