O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Fracassos em pesquisa de opinião!



A ONU resolveu fazer uma pesquisa em todo o mundo.


Enviou uma carta para o representante de cada país com a pergunta:

“Por favor, diga honestamente qual é a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo”.

A pesquisa foi um grande FRACASSO. Sabe por quê?

Todos os países europeus não entenderam o que era “escassez”.

Os africanos não sabiam o que era “alimento”.

Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre o que era “opinião”.

Os argentinos mal sabem o significado de “por favor”.

Os norte-americanos nem imaginam o que significa “resto do mundo”.

O congresso brasileiro está até agora debatendo o que é “honestamente”.

 

Utilizei esta piada para que você tenha um momento de descontração em seu dia tão atribulado, mas também tenho uma segunda intenção:

 

Como tomar cuidado com a preparação em suas pesquisas.

 

Além do que você quer com as respostas, pense em muitos outros pontos como:

 

1. Publico alvo

2. Como fazer as perguntas para cada tipo de público

3. Como se fazer entender em sua intenção

4. Se o assunto ou a pesquisa é relevante para este público

 

Se estes cuidados não forem tomados sua pesquisa como muitas outras teram o mesmo resultado FRACASSO.

 

Tudo que você precisa PERGUNTAR pode ser MELHOR comnunicado SEMPRE

 

 

 

“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”

Mazza

 

0 comentário em “Fracassos em pesquisa de opinião!”

  1. Muito me orgulha ter um sobrinho muito querido, e com essa visão adulta e inteligente do mundo…Adorei essa matéria que me enviou, caro Fábio. Um bom final de semana para você!!!

  2. adroaldo@cotrijui.coop.br'
    Adroaldo F Antunes

    Muito boa a piada e o assunto tem muita relevância, levando-se em consideração a tomada de decisão por resultado de pesquisa. Ã% necessária uma avaliação minuciosa do questionamento para minimizar os riscos.

  3. Muito boa essa comparação com a piada acima. Dou aula de atendimento e vendas, na próxima aula falarei sobre pesquisas de opinião e levarei essa piada para a sala de aula como forma de exemplificar o assunto.
    Parabéns!!!

  4. As duas coisas devem estar alinhadas. As pesquisas são instrumentos de apoio a tomada de decisões gerenciais. Por isso, precisa ser muita bem conduzida para evitar problemas. O objetivo (POR QUE PERGUNTAR) precisa estar muito claro desde o início e além do cuidado com o questionário aplicado (O QUE E COMO PERGUNTAR)é importantíssimo também a escolha do formato, método de coleta e o tamanho da amostra. Outro fator não menos importante é a avaliação dos resultados. Supondo, pois que tudo tenh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima