A ONU resolveu fazer uma pesquisa em todo o mundo.
Enviou uma carta para o representante de cada país com a pergunta:
“Por favor, diga honestamente qual é a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo”.
A pesquisa foi um grande FRACASSO. Sabe por quê?
Todos os países europeus não entenderam o que era “escassez”.
Os africanos não sabiam o que era “alimento”.
Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre o que era “opinião”.
Os argentinos mal sabem o significado de “por favor”.
Os norte-americanos nem imaginam o que significa “resto do mundo”.
O congresso brasileiro está até agora debatendo o que é “honestamente”.
A pesquisa foi um grande FRACASSO. Sabe por quê?
Todos os países europeus não entenderam o que era “escassez”.
Os africanos não sabiam o que era “alimento”.
Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre o que era “opinião”.
Os argentinos mal sabem o significado de “por favor”.
Os norte-americanos nem imaginam o que significa “resto do mundo”.
O congresso brasileiro está até agora debatendo o que é “honestamente”.
Utilizei esta piada para que você tenha um momento de descontração em seu dia tão atribulado, mas também tenho uma segunda intenção:
Como tomar cuidado com a preparação em suas pesquisas.
Além do que você quer com as respostas, pense em muitos outros pontos como:
1. Publico alvo
2. Como fazer as perguntas para cada tipo de público
3. Como se fazer entender em sua intenção
4. Se o assunto ou a pesquisa é relevante para este público
Se estes cuidados não forem tomados sua pesquisa como muitas outras teram o mesmo resultado FRACASSO.
Tudo que você precisa PERGUNTAR pode ser MELHOR comnunicado SEMPRE
“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”
Mazza