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Inovação: SAC Cadbury



(Esta é a última parte da matéria que foi publicada na Revista da ABA. A edição é da jornalista Tania Trajano. Bom final de semana a todos.)

 


Cadbury: mais proximidade com seu jovem consumidor


 


O ano de 2008 foi de mudanças importantes para o SAC da Cadbury, que passou a ser gerido pela área de comunicação corporativa da empresa.


 


A nova estrutura, como explica Emília Bertolli, gerente da área de comunicação corporativa e responsável pelo SAC, tem permitido explorar melhor as possibilidades, uma vez que o foco agora está na valorização do contato com o consumidor, considerado fundamental para se promover melhorias. “Entendemos que o SAC é uma porta de entrada para as percepções dos consumidores e um canal vital para trabalharmos os valores da companhia, reforçando sua reputação”, argumenta.


 


Entre os projetos realizados em 2008, destaque para o intenso trabalho feito na internet. Além de passar a monitorar a presença das marcas-chave nas comunidades (Trident, Halls, Chiclets e Bubballoo), o SAC tem desenvolvido canais de relacionamento neste ambiente, adotando uma postura mais ativa. Foi criado, por exemplo um perfil da empresa no Orkut.


 


O objetivo, como detalha Emília, é efetivamente construir relacionamento com os consumidores dessas marcas, aproveitando a identificação delas com o público jovem.


 


Um dos projetos que nasceram a partir deste esforço de aproximação é o “Embaixadores das marcas”. Hoje, a partir do monitoramento realizado nas comunidades, consumidores heavy users têm sido convidados a preencher um cadastro para participar das ações de relacionamento. Além de conseguir captar uma série de informações sobre essas pessoas (que têm sido usadas internamente, por exemplo, pelo marketing), a iniciativa tem viabilizado um contato mais personalizado e o estabelecimento de um diálogo mais efetivo com os públicos de interesse. O grupo é impactado com o recebimento de amostras de produtos, mas também faz parte de outras ações. Em 2008, por exemplo, receberam o link para assistir ao novo comercial da marca antes do lançamento.


 


Para quem tem dúvidas se vale a pena investir neste tipo de estratégia, alguns números: a Cadbury contabilizou mais de mil comunidades na internet que têm como tema Trident, com um total de 950 mil membros. Apenas na “Sou viciado por Trident” são 218 mil pessoas. Como observa Emília, a marca não pode deixar de aproveitar a oportunidade de interagir com essas pessoas, captando seus anseios.

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