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Inteligência emocional

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Inteligência emocional

O mundo do varejo vem passando por transformações constantes, que obrigam os profissionais a realizarem mudanças. Cada vez mais, é exigido deles a adaptação às novas ferramentas de trabalho, equipamentos eletrônicos, sistemas de comunicação em tempo real que podem causar estragos nos resultados de nossas performances. 
Pensando nisso, Colleen Stanley mostra no livro “Inteligência emocional para sucesso nas vendas” como os profissionais de vendas podem se comunicar e se relacionar com seus clientes de maneira mais tranquila, segura, objetiva e assertiva e, com isso, formar parcerias e ser bem sucedido. Em uma época em que os clientes podem descartar os vendedores, pesquisando e comprando pela internet, a inteligência emocional ajuda que o profissional se mantenha no jogo, estabelecendo conexões pessoais e criando parcerias.
Colleen Stanley é presidente da SalesLeadership, consultoria de vendas especializada em inteligência emocional e em treinamento de competências de venda consultiva. Além disso, ela é colunista do The Business Journals e autora de Growing Great Sales Teams. 
Serviço
Inteligência emocional para sucesso nas vendas
Autora: Colleen Stanley
Editora: M. Books
Páginas: 208
Preço: R$ 69,90

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Inteligência Emocional



O quanto alguém que você não se identifica te incomoda? Desvia sua atenção do que está fazendo? Atrapalha o seu desempenho e desenvolvimento? Ou afeta em todos os colegas do grupo?


Em um ambiente de trabalho, nos relacionamos com pessoas de diferentes tipos, culturas, experiências e índoles.
Além da pressão do trabalho, temos que suportar a pressão daquele que às vezes está sentado na mesa ao lado!


A Inteligência emocional tem o papel fundamental, para que nós consigamos administrar todas essas situações de adversidade.


Ela é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.


Hoje, o sucesso e a sobrevivência de uma pessoa no mercado profissional, dependem da sua inteligência emocional.  As emoções quando são adequadamente controladas permitem um bom desempenho, um bom relacionamento e bem-estar, e são também capazes de gerar mais lealdade e compromisso com o trabalho.


Controlar as emoções, não significa sufocá-las, e sim, avaliar a situação, compreendendo o contexto, com auto controle de suas emoções.

 

Tópicos de componentes básicos para lidar com a inteligência emocional segundo especialistas norte-americanos:

 

Autoconsciência: observar-se e reconhecer os próprios sentimentos; formar um vocabulário para os sentimentos; saber a relação entre pensamentos, sentimentos e reações.

Tomada de decisão pessoal: examinar suas ações e conhecer as conseqüências delas; saber se uma decisão está sendo governada por pensamento ou sentimento.

Lidar com sentimentos: monitorar a “conversa consigo mesmo” para surpreender mensagens negativas como repreensões internas; compreender o que está por trás de um sentimento; encontrar meios de lidar com medos e ansiedades, ira e tristeza.

Lidar com tensão: aprender o valor de exercícios e métodos de relaxamento.

Empatia: compreender os sentimentos e preocupações dos outros e adotar a perspectiva deles; reconhecer as diferenças no modo como as pessoas se sentem em relação a fatos e comportamentos.

Comunicações: falar efetivamente de sentimentos; tornar-se um bom ouvinte e perguntador; distinguir entre o que alguém faz ou diz e suas próprias reações ou julgamento a respeito; enviar mensagens do “Eu” em vez de culpar.

Auto-revelação: valorizar a franqueza e construir confiança num relacionamento; saber quando é seguro arriscar-se a falar de seus sentimentos.

Intuição: identificar padrões em sua vida e reações emocionais; reconhecer padrões semelhantes nos outros.
Auto-aceitação: sentir orgulho e ver-se numa luz positiva; reconhecer suas forças e fraquezas; ser capaz de rir de si mesmo.

Responsabilidade pessoal: assumir responsabilidade; reconhecer as consequências de suas decisões e ações; aceitar seus sentimentos e estados de espírito; ir até o fim nos compromissos.

Assertividade: declarar suas preocupações e sentimentos sem ira nem passividade.

Dinâmica de grupo: cooperação; saber quando e como conduzir e ser conduzido.

Solução de conflitos: saber lutar limpo com outras pessoas; adotar o modelo vencer/vencer para negociar acordos.

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Inteligência Emocional



O mercado de trabalho aumenta o nível de exigência a cada dia, e para adaptarem-se a essa realidade competitiva, os profissionais precisam ativar suas competências interpessoais. Essas competências podem ser apontadas como fatores determinantes no sucesso e permanência de uma pessoa no mercado profissional.


A inteligência emocional revela importância fundamental para um bom desempenho nas atividades laborativas, pois ela nada mais é que a habilidade em canalizar e assimilar emoções, controlar impulsos, entender suas próprias emoções e as dos outros. É utilizar de forma inteligente as emoções, principalmente nos aspectos relacionados ao trabalho.


As emoções inevitavelmente interferem nas atitudes dos indivíduos, quando pensamos nas tomadas de decisões, nas diversas formas de comunicação e até mesmo em nossa sobrevivência, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação, contribuindo tanto para a satisfação quanto para a insatisfação.


Ter o domínio sobre essas emoções não é tarefa das mais fáceis, e significa algo bem diferente de que sufocá-las, uma vez que a incapacidade de lidar com as próprias emoções podem destruir carreiras profissionais.


A inteligência emocional revela que o ser humano é o verdadeiro diferencial no mercado profissional, porém para utilizar todo seu potencial interno será preciso estar em sintonia com o próprio estado emocional. A habilidade em gerir as próprias emoções é fator essencial para criação de carreiras profissionais prósperas em qualquer área de atuação.



 


 

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