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Jornal americano passa de diário a semanal e aposta em estratégia web

(Eu sei que prometi começar a postar as questões sobre tendências, mas chegou esta notícia pelo Online Media Daily e achei mais interessante postá-la imediatamente, porque é um quebra de paradigma.)

Sinalizando uma alteração fundamental na indústria editorial, o jornal The Christian Science Monitor anunciou hoje planos para mudar de diário para semanal. Em compensação, o veículo de circulação nacional planeja investir fortemente em sua presença web.

“Somos o primeiro jornal nacional a mudar para uma estratégia primariamente web”, disse Yemma, editor do centenário jornal que ganhou sete prêmios Pulitzer.

A indústria de jornais está enfrentando uma pressão intensa para reduzir custos e se reorganizar face à queda de receita e o crescimento de custos de produção, além do crescimento da concorrência facilitada pela web.

Segundo Yemma, “todo jornal que conheço está lutando contra um modelo de negócio essencialmente quebrado que inclui custos desnecessários de produção, prazos horríveis e uma impressão horrorosa.”

Em abril do próximo ano, o Monitor deverá subir uma versão melhorada e que será constantemente atualizada do seu site CSMonitor.com, juntamente com o lançamento de uma edição impressa semanal e uma newsletter eletrônica diária. A idéia é que site e newsletter cubram as notícias sete dias por semana enquanto a edição impressa irá buscar as histórias por trás das manchetes, ajudando os leitores a entender assuntos globais.

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