Mais um seminário de Cannes: Internet é mídia de massa



(Sinceramente? Estou sem tempo. Graças a Deus, porém, tenho ótimas fontes a quem recorrer. Mais uma vez, no caso, ao Blue Bus e sua cobertura do Festival de Cannes. O artigo abaixo, resenha de um seminário, foi feito pela vice-presidente da Giovanni+DraftFCB, e minha amiga pessoal, Patricia Marinho. Curto, mas denso. Aproveitem.)

 


A internet já é 1 veiculo de massa, precisa saber usar

Hoje já existe 1,4 bilhao de pessoas online. Destas, 1 milhao estao no Twitter. O que as outras pessoas estao fazendo? A grande tese do seminário da Profero, chamado ´Digitology – The Revelations´, é que hoje a internet já é veículo de massa. Por isso, os ´digitologistas´ – nome dado pelos palestrantes aos profissionais que estao definindo os rumos do mundo digital – precisam deixar de pensar apenas nos nativos digitais, que usam o mundo digital em busca de auto-expressao, para aprender a lidar com a massa de consumidores. Ou seja, com os consumidores que sao imigrantes digitais e estao usando a internet para um objetivo – tornar a vida mais fácil. Sao aqueles que pesquisam sobre viagem, lêem notícias, customizam a programaçao de rádio.

A Profero trouxe os resultados de uma pesquisa que foi feita em vários países do mundo sobre o comportamento do mainstream na internet. Infelizmente foi uma pesquisa qualitativa e por isso, diante da ausência de números, nao deu para ser conclusiva. Além disso, a Profero foi superficial na análise e trouxe conclusoes que nao precisam de pesquisa, apenas de bom senso, já que sao observaçoes genéricas e podem ser resumidas em 4 palavras – propósito, envolvimento, relevância e valor. Ou seja, para falar com o mainstream você precisar preencher uma necessidade humana, comunicar com envolvimento, de forma relevante e fazendo o consumidor perceber o valor. Nao precisava de pesquisa para isso.