Microsoft e Redes Sociais unem-se para melhorar portabilidade dos dados



Terça passada, 25 de março, a Microsoft concordou que os usuários da sua plataforma Windows Live compartilhem suas listas de contatos com cinco das maiores redes sociais: Facebook, Bebo, LinkedIn, Tagged e Hi5. Graças à incorporação da API Windows Live Contacts, os usuários desses sites vão poder importar seus endereços de Hotmail e MSN.


 


Faz parte da estratégia de portabilidade de dados da Microsoft, que inclui o serviço Invite2Messenger através do qual os usuários dessas redes poderão convidar suas comunidades de “amigos” a aderirem ao Windows Live Messenger.


 


Estratégias semelhantes vêm sendo adotadas tanto pelo Yahoo, que já tem um acordo similar com LinkedIn, e Google, que no começo deste mês lançou uma nova API de Contatos cujo uso por redes sociais permitirá o acesso dos usuários do Google sem, como era até agora, ter que garantir acesso total à conta.


 


Portabilidade de dados é uma fronteira que está começando a ser explorada na Internet. Vale a pena ficar de olho, pois poderá alterar alguns conceitos fundamentais do Marketing de Relacionamento.