Miguel de Cervantes e o Dia Mundial do Livro

0
2



O Dia Mundial do Livro é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril e é uma data escolhida pela UNESCO para promover globalmente o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais em todo o planeta.


O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha, mas começou a ser celebrada inicialmente em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, o famoso escritor espanhol. No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.


Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.


Uma curiosidade é que, no caso de Shakespeare, tal data não é precisa, pois que na Inglaterra, naquele tempo, ainda se utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias para o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim o inglês teria falecido efetivamente 10 dias depois de Cervantes.


Além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov e Manuel Mejía Vallejo.


De qualquer forma, todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.


Além desta data, vale citar também o Dia Mundial da Poesia, celebrado no 21 de março, criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999 para promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.


Temos ainda o Dia Nacional do Livro, comemorado no Brasil em 29 de Outubro, exatamente no dia em que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional no ano de 1808 por D. João VI.

 

     Miguel de Cervantes

 

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDesafio superado
Próximo artigoVendas com qualidade