O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Miguel de Cervantes e o Dia Mundial do Livro



O Dia Mundial do Livro é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril e é uma data escolhida pela UNESCO para promover globalmente o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais em todo o planeta.


O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha, mas começou a ser celebrada inicialmente em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, o famoso escritor espanhol. No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.


Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.


Uma curiosidade é que, no caso de Shakespeare, tal data não é precisa, pois que na Inglaterra, naquele tempo, ainda se utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias para o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim o inglês teria falecido efetivamente 10 dias depois de Cervantes.


Além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov e Manuel Mejía Vallejo.


De qualquer forma, todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.


Além desta data, vale citar também o Dia Mundial da Poesia, celebrado no 21 de março, criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999 para promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.


Temos ainda o Dia Nacional do Livro, comemorado no Brasil em 29 de Outubro, exatamente no dia em que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional no ano de 1808 por D. João VI.

 

     Miguel de Cervantes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima