O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Murdoch desafia: nós vamos parar o Google

(Deu ontem no Adnews e no portal Terra, mas acho que ainda é muito atual)

O magnata da comunicação Rupert Murdoch deu nesta semana início a
mais um capítulo na briga contra mecanismos de buscas e a publicação de
conteúdo gratuito na internet.

Em defesa de que o material disponível no mundo online seja pago, o
dono da News Corp desafiou o Google e outros players do mundo virtual, a
quem acusou de roubar o jornalismo de meios tradicionais: “Eu vou fazer
o Google parar de pegar nossas notícias de graça… existe uma lei de
direitos autorais e eles reconhecem isso”.

A declaração de Murdoch foi dada em um evento do Clube Nacional de
Imprensa da Universidade George Washington. Na ocasião, repleta de
jornalistas, estudantes e profissionais de mídia, o empresário disse que
a indústria do jornal teve de se levantar por si mesma e cobrar por
conteúdo, usando a lei de copyright para defender seu jornalismo de ser
usado sem permissão.

Na contramão das críticas, o poderoso chefão da mídia elogiou o iPad,
tablet recentemente lançado pela Apple e o classificou como um possível
salvador da indústria do papel, em queda sistemática mundo afora.

De acordo com o jornal The Guardian, Murdoch disse que os motores de
busca tinham encontrado um “rio de ouro”, através da agregação de
conteúdo, mas que os dias de notícia livre chegarão ao fim. “Eles usam o
conteúdo de graça. Eles têm esse modelo de negócio muito inteligente”,
disse.

Em junho, os títulos britânicos de Murdoch, o Times e o Sunday Times
vão se juntar ao Wall Street Journal e cobrar pela leitura de conteúdo.
No entanto, alguns críticos dizem que os consumidores já estão
acostumados a acessar conteúdos online de graça e não vão pagar por
assinaturas em grande número, pelo menos suficiente para formar um
modelo de negócio viável para o jornalismo de qualidade.

Murdoch questionou este medo, dizendo que os consumidores poderiam
ser forçados a mudar seus hábitos. “Quando eles não tiverem mais para
onde ir eles vão começar a pagar, se for razoável. Ninguém vai pedir um
monte de dinheiro”, disse ele.

O chefe da NewsCorp também atacou o jornal The New York Times dizendo
que seus planos de conteúdo pago deveriam ser mais restritivos. Os
defensores dos sites de jornais gratuitos freqüentemente acusam Murdoch
de ser um tecnofóbico, mas o magnata da mídia australiano se disse feliz
em abraçar o iPad, lançado no último sábado. Durante a entrevista, com o
jornalista Marvin Kalb, ele pegou um aparelho para demonstrar como
navegar no site do jornal. Murdoch disse que o iPad poderia ser o
salvador do jornalismo, embora o formato eletrônico não imprima.

“Eu vislumbrei o futuro no último final de semana com o iPad. É uma
coisa maravilhosa”, disse. “Se você tivesse menos jornais e mais destes
… pode muito bem ser a salvação da indústria dos jornais.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima