O Facebook quer o número do seu telefone. Você vai fornecer?

Vem aí mais um capítulo da novela Facebook vs privacidade dos usuários. De acordo com o site TechCrunch, todo usuário da rede de Mr. Zuckerbert está ou em breve estará vendo no topo do seu mural a mensagem “Fique no controle de sua conta, seguindo essas dicas”. O link leva para a página abaixo, cujo é do tipo “compre-me se não me conheces”: “Segurança no Facebook”. Na página, os usuários são orientados sobre como identificar fraudes (“scams”), criar senhas fortes e, o mais interessante de tudo, a confirmar o número do seu celular “para recuperação da conta”.   

De acordo com uma reportagem da CNN, já há algum tempo, o Facebook teria o desejo de obter o número de telefone dos usuários, mas ainda não sabia como solicitá-lo.

Analistas de segurança manifestaram preocupação com a iniciativa. “Esses números podem ser enviados pelo Facebook a uma lista de desenvolvedores de aplicativos, que, por sua vez, podem dar um jeito de conseguir informações úteis para publicidade direcionada e até para spam”, disse à rede americana o analista de segurança digital Chester Wisniewski.

E você, confiará que seu número de telefone estará em boas mãos, ao informá-lo ao Facebook?