Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

O Profissional Holístico

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



Não nascemos profissionais, nos tornamos a partir de um processo de crescimento, amadurecimento, vivências e experiências com determinadas áreas e atividades.

 

Cada vez mais, o mercado exige de nós a capacidade de atuar em áreas que não são efetivamente de nossa preferência e passa a exigir dos profissionais a flexibilidade para entender que ao realizá-las poderão adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades e atitudes importantes, de modo, que contribuirão para o processo de conquista da posição que pretendemos estar no futuro.


O profissional holístico é composto de uma totalidade onde o pensar, o sentir e o querer são as energias básicas para a realização. O sentir faz a ponte entre o pensar e o agir, essa esfera nos coloca em contato com a experimentação e consequentemente nos leva ao aprendizado.

 
Cada atividade que realizamos faz parte de um quadro maior onde as peças se completam e se somam ao alcance do objetivo final. São estágios, nos quais se obtém informações, novo olhar e desenvolve capacidades na direção da área ou profissão escolhida.

 
Neste contexto, é importante que se compreenda a idéia holística, o pensar sistemicamente, ou seja, entender que as ações, a existência e as demais ocorrências do dia-a-dia não são isoladas. Está conectado a outros acontecimentos ou à vida de outras pessoas e organizações, pensar e agir sistemicamente não é um privilégio e sim uma necessidade e cabe a todos, estejam atuando onde estiverem.

 
Encare qualquer emprego, tarefa, apresentação ou outra prática como uma licença para aprender. Faça muitas perguntas, pense como cliente, observe o processo total do qual faz parte e como ele pode ser melhorado. O importante é estar engajado psicologicamente nas tarefas e conexões e estar aberto para aprender.

 
Em outras palavras, o esforço faz a diferença!


As qualidades mais importantes para a construção de uma carreira de sucesso não são atributos congênitos, altura ou cor dos olhos. Mas, a flexibilidade, a tolerância à incerteza, a capacidade de levantar-se depois da queda. É tornar-se um auto-aprendiz, é encontrar o seu caminho com o coração, é usar o processo de auto-reflexão e de uma revisão constante de importantes verdades a respeito de nós mesmos. Redescobrir a estrada que percorremos ao longo da vida, ainda que você seja jovem.

 
Certa vez,  alguém perguntou à um velho se ele tinha crescido naquela cidade, sua resposta foi “ainda não”.
O processo de crescimento é continuo, essa é a mensagem que nos ensina a resposta do velho sábio!

 

 

0 comentário em “O Profissional Holístico”

  1. Bom Dia, Angela.
    Acabei de ler seu texto. Parabéns!!! Só gostaria que você acrescentasse palavras a mais nesta frase:”Redescobrir a estrada que percorremos ao longo da vida, ainda que você seja jovem “ou ainda que você seja velho ou muito velho, pois o caminhar é eterno.
    Meu filho faz faculdade de Administração na PUC e o artigo que pode ajudá-lo eu levo pra casa e este, com certeza será mais um.”

  2. nmota@uol.com.br'
    Prof. Nemias Mota

    Ângela,
    Ao ler o seu artigo “O PROFISSIONAL HOLÍSTICO” fez-me refletir o impacto das ações humanas e neste laboratório da vida onde nos encontramos contribuindo de forma objetiva para o desenvolvimento contínuo das pessoas e organizações.
    Tenha certeza o seu artigo contribuirá para reforçar que não há ações isoladas em todos os segmentos…
    Meus Parabéns, continue assim.

  3. renata@brsaude.com.br'
    Renata Homem de Mello

    O termo Profissional Holístico nada tem haver com a visão das terapias holísticas, o qual a referência também se dá ao profissional holístico, onde muitas vezes pode passar a impressão de um profissional um tanto quanto místico dentro do ambiente organizacional….mas o texto esta muito legal….
    bjos

  4. Como voce mesmo disse Angela, nada como observar, perguntar, identificar melhoras, APRENDER!!!! Esto fará a diferenca para garantir a qualidade de nosso trabalho.
    Parabens pelo artigo!

    Cintia Garcia, PMP
    Transition Manager
    T-Systems

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima