O coaching executivo como ferramenta para uma organização de sucesso

0
1

Muitas são as ferramentas e os métodos utilizados para o desenvolvimento de um profissional ou uma empresa, e hoje em dia o coaching executivo geralmente está atrelado aos programas de desenvolvimento de liderança ou transição de posição para a mesma.
Este processo como podemos chamar, esta voltado para o desenvolvimento de executivos que buscam posições de liderança, expandindo sua capacidade de influenciar, motivar e liderar outras pessoas. O foco de um coaching executivo é analisar a carreira e os resultados deste profissional, avaliar suas competências, pontos fortes e habilidades diferenciadas que serão necessárias ao seu sucesso. O coach – quem aplica o coaching – tem o papel de ajudar o executivo a mudar da maneira que deseja, como também, orientar e planejar corretamente sua carreira.
O processo de coaching pode ser direcionado a várias esferas da vida de uma pessoa, como por exemplo: coaching pessoal, coaching de vida, de equipe, com alvo comportamental, de relacionamento, de desempenho, de carreira, entre outros, porém todos estes processos ajudam indivíduos e organizações a melhorarem seu desempenho e alcançarem resultados extraordinários.
Mas o que difere o coaching executivo de todos esses outros processos?
Nestes outros casos, a parte mais interessada é o próprio indivíduo que busca o desenvolvimento de suas competências e uma carreira ou uma vida de sucesso. Entretanto, o coaching executivo tem foco tanto no desenvolvimento profissional, como nas necessidades e metas do profissional dentro da organização onde atua, envolvendo então um executivo, o seu coach e seu contexto organizacional. A meta deste processo, não é somente desenvolver em um líder as habilidades necessárias para um pensamento estratégico, mas também aliar ao objetivo maior do sucesso organizacional, visando o desenvolvimento do capital humano e da qualidade de vida. É aumentar as competências do executivo para que ele se torne um líder mais eficaz, e traga resultados mais sustentáveis à empresa.
Dentro das competências essenciais para o sucesso profissional, podemos citar a liderança eficaz, inteligência emocional, equilíbrio de vida e negociação efetiva, como habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por um coach. Este processo envolve três níveis de aprendizagem, como aprender a resolver taticamente os problemas, desenvolver capacidades de liderança e novas maneiras de pensar e agir em diversas situações, e também aprender e criar hábitos de auto reflexão que proporcionem a aprendizagem após o término do coaching.
Por fim, podemos citar de forma sucinta os benefícios e retorno de um investimento em coaching, como: capacidade de administrar mudanças; aumento da capacidade de liderança; aumento da qualidade de vida no ambiente de trabalho; trabalho eficiente em equipes; resolução de conflitos; comunicação assertiva e eficaz. Um profissional com clareza de objetivos e um plano de desenvolvimento em ação, consciente de suas competências, habilidades, possibilidades e limites, e com capacidade para se ajustar à sua realidade pessoal e profissional.