O futuro em Las Vegas



Abriu ontem para o público o Consumer Electronics Show (CES), a feira de Las Vegas onde as empresas apresentam os futuros sonhos de consumo tecnológico. Estes vão desde um televisor de plasma de 150 polegadas a um carro que dispensa o motorista, passando pelas novas gerações de microprocessadores. O CES vai até quinta-feira. O televisor gigante (foto ao lado) foi o lançamento da Panasonic, que conseguiu deixar na sombra suas rivais. O presidente da empresa, Toshihiro Sakamoto, mostrou a tela de apenas 27,4 milímetros de espessura e 3,3 metros de comprimento.

O modelo estará à venda em 2009, e seu principal uso deverá ser como outdoor.
O preço não foi divulgado. Ano passado,a Panasonic havia lançado uma TV de 103 polegadas, cujas vendas atingiram três mil unidades. O presidente da Panasonic afirmou que as TVs de tela plana estão se transformando no “coração digital” deste século: é em torno delas que as famílias americanas se reúnem e passam cada vez mais tempo.

Outro marco do início do CES foi a despedida de Bill Gates, presidente da Microsoft. Em um evento para a imprensa, na noite de domingo, ele disse que vai se dedicar menos à Microsoft e mais à Fundação Bill & Melinda Gates.

 

Este ano, a Microsoft não levou novidades ao CES. Já a General Motors (GM) promete mostrar hoje os avanços na criação de um veículo que dispensa motorista, durante a apresentação de seu presidente, Rick Wagoner. A GM está trabalhando com universidades, fabricantes de autopeças e outras montadoras no protótipo de um veículo, que deve estar pronto em dez anos.
– Não é ficção científica – disse Larry Burns, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da GM.

Boa parte da tecnologia necessária já existe: controle por radar, sensores de movimento, controle de estabilidade e mapas digitais por satélite.


Fonte: O Globo