De repente, dou de cara com um artigo no site ClickZ que apresenta uma expressão nova: “rapid-response marketing”. Mais uma, desdenhará você. E com razão: a nossa atividade é pródiga em criar novas expressões, rebatizando o que já existia desde a pre-história do marketing, combinando atividades de disciplinas complementares ou não, ou simplesmente jogando uma abobrinha a mais em sua cesta conceitual.
Mas o fato é que, desta vez, a expressão não é apenas nova, ela faz sentido totalmente, porque estamos vivendo em um mundo cada vez mais onine e real-time. O “rapid-response marketing” é um tipo de marketing que opera em tempo real e no qual as marcas criam de uma forma extremamente ágil, “on the fly”, iniciativas ou campanhas que respondem/reagem às oportunidades que surgem.
Além de real-time, esse marketing costuma ser online, por que essas oportunidades costumam nascer em plataformas sociais como Facebook, Twitter e Instagram, onde os consumidores estão ativos, criando conteúdos e interagindo com as marcas. Mesmo quando o evento original ocorre no mundo físico, a interação ocorre no mundo virtual.
O artigo traz alguns exemplos interessantes de “rapid-response marketing”. Continue lendo…