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O que um estrategista de mídias sociais deve aprender da experiência do email marketing?



Estou neste exato momento iniciando uma estratégia de marketing utilizando mídias sociais para a Gradual. E aprendendo no processo. A estratégia que desenvolvi gira em torno de um outro blog meu, o Na Alta ou Na Baixa, voltado para educação financeira e investimentos (em geral, a opinião dos outros, pois eu não sou exatamente um expert no assunto). De qualquer forma, estão convidados a darem uma passada por lá: www.naaltaounabaixa.com.br.


 


Nesse processo de aprendizagem, tenho bebido muito das experiências alheias. E eis que, remexendo nos arquivos que salvei, reencontrei uma mensagem do Email Insider, exatamente como os profissionais de marketing interessados em mídias sociais deveriam usar as experiências do email.


 


O artigo foi escrito por Stephanie Miller, vice president of strategic services, da Return Path. Eis as lições que ela listou.


 



  1. Não é grátis!

Claro que está cheio de ferramentas gratuitas por aí, mas a questão não é essa. O trabalho exige investimento de recursos, tempo, conhecimento – e talento. A Stephanie lembra que o email ainda é considerado “quase de graça” por muita gente. E esse raciocínio é o que leva a tanta coisa ruim e até contraproducente.


 



  1. Estar presente não é suficiente.

Criar uma página no Facebook (ou um blog, como é o meu caso) e ninguém aparecer é só desperdício daquele investimentos que citei no parágrafo anterior. Relevância é necessário. E divulgação é fundamental. No caso do email, corresponde à atitude do “basta enviar”. As taxas de respostas estão caindo, não esqueçam.


 



  1. Seja autêntico.

Esta é uma verdade universal do marketing, mas vale a pena mencioná-la porque a maioria dos programas, tanto de email como de mídias sociais, deixam isso de lado. E a gente depara com aqueles diálogos ridículos no orkut (no caso de uma companhia aérea, recentemente, a “estratégia” voltou-lhe na testa!). Os consumidores sabem quando estão tentando lhes passa perna. Relevância, honestidade, integridade: são essas coisas que criam valor e trazem retorno previsível.


 


Depois, publico as outras três lições da Stephanie.

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