Formato de clube de compras e a capacidade para trazer as pessoas às lojas estão fazendo a diferença
A Costco é a maior rede de “atacarejo” dos EUA e acaba de ser declarada pelos analistas da bolsa uma empresa “amazon-proof”. Ou seja, ao contrário das outras gigantes do varejo, como Walmart e Target, a rede não fica brincando de pega-pega com a gigante do e-commerce – joga em outra liga. E o segredo parece ser o modelo de “clube de compras” (tipo Makro, mas bem mais a sério) e a capacidade de estimular os consumidores a fazerem compras em suas lojas, com ofertas realmente atraentes em produtos que as pessoas preferem comprar pessoalmente, como gasolina e comida. Os preços baixo dos combustíveis tem feito aumentar a inscrição dos consumidores e a área de alimentação da empresa oferecem uma cadeia de pizzarias que tem o potencial de ser tornar uma das maiores dos EUA. Fonte: Business Insider
Especialista alerta: experiência do consumidor é crucial também no B2B
Não é nenhum segredo o fato de que a entrega de uma ótima experiência do consumidor é fundamental no B2C. O que não se costuma perceber facilmente é que é também crucial no B2B. Segundo Loretta Jones, vice-presidente de marketing da plataforma de CRM Insightly, o consumidor em todos os setores evoluiu muito nos últimos tempos. No caso do B2B, os compradores dos clientes evoluíram bem mais do que as empresas que tentam vender a eles. Mesmo aqueles que confiavam nas mensagens publicitárias dos fornecedores agora ouvem mais seus pares e conduzem suas próprias pesquisas, lendo reviews online, por exemplo. Em outras palavras, afirma ela, os profissionais do business-to-business precisam levar mais a sério o jogo da experiência do consumidor. As equipes de atendimento ao cliente precisam ser treinadas mais consistentemente sobre como um produto resolve os problemas particulares dos compradores e é necessário continuar a envolver os profissionais dos clientes após a venda para construir relacionamentos duradouros e garantir a satisfação. Fonte: Marketing Land
R/GA constrói escritório totalmente conectado que inclui 8 mil lâmpadas inteligentes
Hudson Yards é uma área com cerca de 105 mil metros quadrados que fica no lado oeste da ilha de Manhattan, onde novos e enormes edifícios estão crescendo como cogumelos. Há até uma nova extensão do metrô que ajudará as milhares de pessoas que morarão e trabalharão lá a se locomover. Em dois andares de um desses edifícios, espaço maior do que dois campos de futebol, ficará o escritório novaiorquino da agência R/GA. O projeto, desenvolvido pelo escritório de arquitetura Foster and Partners, tem como principal objetivo tornar o espaço um padrão de escritório conectado. “Olhamos cada detalhe [no design], para garantir que esteja contribuindo para colaboração, integração e networking – coisas que nos fazem realmente ir em frente”, comentou Bob Greenberg, o fundador da agência. Funcionalidade e praticabilidade é o que dirigem esses detalhes. Por exemplo, o teto de concreto é recoberto com painéis acústicos para impedir o ruído. O piso, feito com um material similar ao de esteiras de ioga, também absorve o som. E usa mais de 8 mil lâmpadas inteligentes, programadas para mudar a temperatura e o brilho das cores, baseadas na estação do ano e na hora do dia, para tornar a luz artificial menos invasiva. Até um sistema de sinalização próprio foi desenvolvido. Fonte: Fast Co.