O trem do mobile email marketing: você está a bordo?

Hoje, há mais de 5 bilhões de assinantes de celulares no
mundo
(70% da
população mundial) – o que deixa claro que essa tecnologia veio para ficar. Não
só isso: está mudando para sempre a maneira como fazemos marketing – e principalmente,
como fazemos email marketing.

Um estudo
recente, denominado “Email on the Move: The Future of Mobile Messaging“,
descobriu “um crescimento explosive de 81% na leitura de emails por celular”. 

Assim, se
os profissionais de marketing querem ser bem sucedidos no future próximo,
precisam ocupar seu assent no trem do email móvel e buscar aprender rápido como
esse canal afetará as mensagens e o design.

Não é o
caso de simplesmente pegar templates de email e concluir que se adaptarão às
telas dos equipamentos móveis. As mensagens precisará ser formatadas para a
grande variedade de equipamentos.

Adicione
a isso o crescimento na tecnologia “touch”, que promete uma nova virada no design
dos emails, e você tem um horizonte repletos de desafios.

Para
começar, considere os seguintes pontos:

Nem todos
os equipamentos móveis foram criados iguais

De acordo
com um estudo recente da comScore, aproximadamente 20% da sua lista de emails
lerá as mensagens em seus celulares ou smartphones. 

Mais importante
ainda, analistas da Morgan Stanley concluiram em um 2010 report que em 2015 o acesso à web via equipamentos móveis
será muito maior do que via desketops. Mas nem todos os assinantes de telefonia
celular vêem da mesma maneira.

É inerente
ao design de tablets o fato de que os usuários utilizarão uma abordagem mais
relaxada ao ato de ver o conteúdo. É mais provável que façam isso sentados e
levando mais tempo. Diferentemente daqueles que estão vendo seus emails via
smartphones enquanto estão em trânsito. 

Na medida
em que os designs tornarem-se mais dirigidos (i.e., para tablet, para celular),
eles precisarão levar em conta não apenas a questão mobile vs. desktop mas
também os perfis do usuários.

Emails
deverão se adaptar ao meio

A tarefa
de desenhar para várias telas é uma expertise crescente.
Você deveria incorporar estes elementos ao processo:

  • Use ‘headers” e linhas de assunto
    para permitir que os assinantes saibam o que está em seu email. Se tiverem
    problemas com a abertura do email pelo menos terão uma noção do conteúdo.
  • Mantenha seus links
    clicáveis separados uns dos outros. Com o tamanho variado das telas
    móvies. Separar os links gerar cliques “mais limpos”
    .

A
resposta à pergunta de se você deve fazer marketing via mobile, é SIM, bem alto.
O trem já deixou a estação e agora é só uma questão de decidir quando começar.

(adaptação
de post de
Kara Trivunovic, Sr. Director of Strategic Service, Email Marketing
Insights)