Os Pilares do Relacionamento (este blog virou um livro!)

Eu vinha ensaiando um livro há algum tempo. Tenho quase tudo pronto, por exemplo, para lançar um livro com a história de um grupo de teatro de que fiz parte uns vinte anos atrás. São histórias engraçadas, hilariantes mesmo algumas — e absolutamente verdadeiras. Outro que está no forno, embora ainda falte muito tempero, é o que conta a história do Programa Smiles. Em 2007, publiquei alguns trechos no site Jornalirismo e há poucos dias abri um grupo no Facebook chamado True Smiles, com a intenção explícita de reunir o pessoal que trabalhou no Programa na era Varig (alguns até ainda trabalham lá, agora na era Gol) e implícita de coletar mais material para o livro.

Mas não me passara pela cabeça, confesso, transformar os textos publicados neste blog em um livro.
Foi preciso que o Antonio Hercules, colega do Conselho de Administração da Abemd, Associação Brasileira de Marketing Direto, e ex-diretor de marketing do Estadão, me convidar a ajudá-lo em sua nova empreitada, um portal de publicação para autores independentes, para a idéia nascer e rapidamente amadurecer. Deve ter sido porque o portal tem um recurso chamado Blog2Book que, como o próprio nome diz, facilita o processo de publicação, capturando os textos diretamente do blog do autor. E eu pensei, olha aí, por que não? por que não transformar o Marketing de Relacionamento em um livro?
E dito e feito. Garimpei os textos que considerei mais relevantes e/ou menos datados, pedi para o Vilnor, publisher da Cliente S.A., para fazer uma introdução, e ele gentilmente topou, pedi para minha Maria Luiza Simões, excelente revisora, fazer a revisão (se ainda passou alguma coisa, a culpa é só minha, que transcrevi as observações delas, e posso ter dado mancada) e para o Paulo de Deus, magnífico designer, fazer a capa.
Depois, foi só publicar. O que fiz ontem. Está lá em www.perse.com.br. Cliquem em Lojas e acharão o livro (e-book). Custa só R$ 7,30. Ou seja, para comprar não precisa de prática nem tampouco habilidade. (Não está escrito lá — outra falha minha –, mas ele é dedicado principalmente a vocês, que suportam a leitura deste blog.)