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Os números do e-commerce brasileiro

Luiz Alberto Marinho, para o Blue Bus, cobrindo o evento da eBit:

Turbinado pela reducao do IPI promovida pelo governo em alguns itens da linha branca e tambem pela Copa do Mundo, as vendas do comercio eletronico brasileiro cresceram 40% no 1o semestre do ano. Prova da importancia dos bens duraveis no ecommerce nacional é a subida do item ´eletrodomesticos´ para o 2o lugar no ranking dos produtos mais vendidos na web, logo atras de livros e assinaturas de revistas, o que ajudou a elevar o ticket medio para R$ 379, valor 17% maior que o da 1a metade de 2009. Em 3o lugar ficaram produtos de Saude, Beleza e Medicamentos, seguidos por itens de Informatica e Eletronicos. Estes sao alguns dados divulgados agora de manha pelo ebit, empresa especializada na analise do varejo online no Brasil, veja nota anterior mais cedo.

Seguindo os passos do comercio de tijolo e cimento, o ecommerce obedece cada vez mais o calendario tradicional. No 1o semestre, por exemplo, 18% das vendas foram efetuadas no Dia das Maes e Dia dos Namorados. Outro dado pesquisado pelo ebit mostra que apesar de somente 0,5% das compras ter sido influenciada pelas redes sociais, esse percentual tem crescido de maneira significativa nos ultimos meses.

Ainda segundo estimativas do ebit, o varejo online deve fechar 2010 com R$ 14,3 bilhoes em vendas, cerca de 35% mais que em 2009, com um ticket medio de R$ 375. Isso significa um impressionante crescimento de 470% em 5 anos. Os principais fatores para esse resultado seriam a maior confianca do consumidor brasileiro nas compras pela internet, a chegada de novos operadores, muitos deles com presenca importante tambem no varejo tradicional – e o aumento na quantidade de internautas no pais. A estimativa do ebit eh de que ate o final do ano 23 milhoes de brasileiros terao feito ao menos uma compra na web alguma vez na vida. Contribui para isso o alto grau de confianca dos internautas brasileiros nas lojas virtuais – esse percentual chegou agora em junho a 86,5%, indice parecido com o de entregas efetuadas no prazo combinado no mesmo mes, que foi de 85%.

A importancia da internet para o varejo, entretanto, nao se limita as transacoes fechadas na web. O ebit mostrou que algo como 90% dos entrevistados na pesquisa visitaram alguma loja virtual e nao compraram nada – 62% deles disseram ter consultado preco, valor do frete ou custo total do produto, bem como procurado por promocoes e descontos. Isso indica que a internet segue sendo uma valiosa fonte de pesquisa de precos e produtos para o consumidor, que muitas vezes acaba fechando a compra em uma loja fisica. 

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