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Ouvidoria: portas abertas para a cidadania



Olá, internautas! A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção São Paulo (ABO-SP) inaugura agora, em parceria com o portal da Revista Cliente S/A, mais um canal de comunicação: o Blog Ouvidoria. Nós acreditamos no poder da internet para difundir o conhecimento, trocar experiências e encurtar as distâncias. Esse é o nosso objetivo neste blog, estimular a reflexão e interação sobre o papel e a importância das ouvidorias em uma sociedade democrática como a nossa.  Você pode e deve contribuir conosco: envie sugestões, críticas e até relatos sobre suas experiências como ouvidor ou como profissional com atuação em Ouvidoria para o e-mail [email protected].


A ouvidoria no Brasil vive um momento muito delicado. Há um forte crescimento do setor, principalmente após a Resolução 3477 do Banco Central, que obrigou todas as instituições financeiras a criarem suas ouvidorias. Além disso, há um conhecimento maior dos consumidores/usuários sobre seus direitos, o que fazem com que eles requisitem cada vez mais esse tipo de atendimento.


Por outro lado, há que se lembrar que não é toda empresa que está preparada para oferecer esse tipo de serviço. É preciso uma maturidade administrativa capaz de dar a autonomia e a estabilidade necessária ao responsável na função; enxergar na ouvidoria uma importante ferramenta de gestão; deve-se compreender que esta não é apenas mais uma forma de atendimento; ouvidoria e SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) são coisas diferentes. Quando há a instalação de uma ouvidoria apenas pro forma, perdem cliente, empresa e, acima de tudo, as próprias Ouvidorias, que necessitam do prestígio e reconhecimento dos usuários.


Abrir uma ouvidoria em sua empresa é abrir as portas para a cidadania. É mostrar aos seus clientes que você os reconhece e os respeita. Para Edson Vismona, ex-presidente da ABO Nacional, o ouvidor “exerce uma função de caráter público, mesmo que atuando em uma instituição privada”.


É para isso que trabalha a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombusman – Seção São Paulo. Nossa missão é desenvolver, disseminar e fortalecer a instituição ouvidoria, por meio da representação e qualificação dos profissionais. Este Blog é mais um caminho por onde buscamos nosso objetivo.

0 comentário em “Ouvidoria: portas abertas para a cidadania”

  1. fabiana.ouvidoria.votuporanga@hotmail.com'
    Fabiana Lopes de Almeida

    Fiquei muito feliz de saber que poderemos contar agora com um blog específico para debatermos e aprofundarmos nossos conhecimentos sobre Ouvidoria.

  2. regina@flytour.com.br'
    Regina C B Sakamoto

    Parabéns pela iniciativa! Os objetivos da Ouvidoria pública e privada merecem ser disseminados porque visam o crescimento desta importante função nas empresas e órgãos públicos, além da luta em ampliar a autonomia e preservar a estabilidade. Como poderia haver sucesso sem luta?
    Tenho orgulho em acompanhar o trabalho da ABO/SP e constatar a seriedade e transparência desta gestão.

  3. ouvidoria@seade.gov.br'
    Denize Guazzelli

    Esse novo canal de expressão e de interlocução representa um grande avanço à medida que possibilita a aproximação entre os profissionais e estimula o debate, tão importante para consolidar a instituição Ouvidoria. Parabéns à ABO-SP pela iniciativa.

  4. mlsampaio@prefeitura.sp.gov.br'
    Maria Lumena Sampaio

    A criação do blog voltado para todos os profissionais que atuam em ouvidoria materializa o empenho e compromisso da ABO SP para a valorização profissional. O ambiente ao qual ele está inserido é dinâmico, atual e com certeza motivará os debates, o que é muito positivo. Com muita alegria recebemos esse presente!

  5. jmachado@sp.gov.br'
    José Pinheiro Machado

    Parebéns aos organizadores deste importante espaço de interação.
    Acredito que a troca de conhecimento traz crescimento a todos – indistintamente . Esta é a mágica da Sociedade do Conhecimento – “eu não perco o meu conhecimento quando entrego ao outro”. A cooperação mutua, o aprofundamento das discussões e o compartilhamento das melhores práticas que este blog pode propiciar, fortalece o Instituto da Ouvidoria e exercita a participação.

  6. mifornazaro@uol.com.br'
    Maria Inês Fornazaro

    A intenção da ABO é aproximar-se de seus associados e abrir espaços de discussão e informação.

    Parabéns associados da ABO por mais essa conquista.

  7. joseleinealves@yahoo.com.br'
    joseleine alves

    Estou concluindo curso MBA Gestão Empresarial solicito por gentileza material a respeito Ouvidoria nas instituições financeiras e resolução 3477para auxiliar-me no desenvolvimento na minha monografia.

    desde ja agradeco

    Joseleine

  8. Parabéns à ABO-SP e à Revista Cliente S/A, pela criação de mais um um canal de comunicação. Todos nós, que temos alguma relação com o tema, com certeza só temos a ganhar com essa iniciativa. A troca de conhecimentos através desse Blog será muito importante para o fortalecimento da Instituição Ouvidoria no país.

  9. mariocardoso@prefeitura.sp.gov.br'
    Mário Sérgio M. Cardoso

    É com grande satisfação que parabenizo a todos da ABO-SP pela iniciativa em disponibilizar mais um espaço democrático para troca de experiencias e aprendizado.

  10. mariocardoso@prefeitura.sp.gov.br'
    Mário Sérgio M. Cardoso

    É com grande satisfação que parabenizo a todos da ABO-SP pela iniciativa em disponibilizar mais um espaço democrático para troca de experiencias e aprendizado.

  11. mariocardoso@prefeitura.sp.gov.br'
    Mário Sérgio M. Cardoso

    É com grande satisfação que parabenizo a todos da ABO-SP pela iniciativa em disponibilizar mais um espaço democrático para troca de experiencias e aprendizado.

  12. cvsclaudia@gmail.com'
    CLAUDIA VIEIRA SOARES

    Pessoal,
    Preciso de um modelo de documento relatando a apreciaçao do Relatório de Ouvidoria Semestral, elaborado pelo auditor interno. Por favor se alguém tiver favor enviar por e-mail.

    Grata,

    Claudia

  13. Por gentileza preciso esclarecer 2 questões:
    A Ouvidoria está sob Drecreto Lei 6523?
    A Ouvidoria agora será denominada como Central do Cidadão e Atendimento? não mais Ouvidoria?

    Agradeço a gentileza do retorno.

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