PAIS E FILHOS: A Odisséia da Vida

0
6



A mãe-natureza oferece às mulheres a benção de carregar em seu ventre uma criança em formação, durante os seus meses de vida intra-uterina. Nada se compara à essa experiência.


Porém, ser pai também é uma graça divina! Uma benção com caraterísticas diferentes, mas tão fascinante quanto. Os nove meses de defasagem no contato direto com o bebê são pagos com “juros e correção monetária”. Toda a ansiedade represada pelo pai no período da gravidez se reverte em amor espontâneo e inexplicável já no primeiro instante de contato com o bebê, a sua mais nova razão de viver.


Definir o que é ser pai é tão difícil quanto desnecessário. A melhor “definição” que já ouvi sobre a paternidade veio de um amigo, por ocasião da gravidez da minha primeira filha – Clara. “Não dá para eu te explicar, mas garanto que, imediatamente após você segurar a sua filha no colo pela primeira vez, tudo vai mudar. Você entenderá exatamente o que é ser pai”, disse ele. Dito e feito, Zé. Você tinha razão!


Pois bem, agora recomendo um livro que, se não permite tirar esta “desvantagem” dos primeiros noves meses, pelo menos nos permite acompanhar e entender cada detalhe desta fase. A obra em questão é o livro fotográfico A Odisséia da Vidacom imagens em 3D extraídas do filme “L´Odysseé de la vie” que retratam com perfeição o início desta aventura humana, desde a concepção até o momento do parto. São cerca de 300 fotografias fabulosas, com uma qualidade excepcional que nos transportam para o interior do corpo humano, tamanha a perfeição microscópica dos detalhes.


Distribuídas em mais de 200 páginas, as imagens desta obra apresentam todas as etapas da gestação: a fecundação, a formação do embrião, o desenvolvimento dos órgãos, as primeiras batidas do coração, a percepção dos sentidos, ou seja, o real surgimento da vida.


Um prefácio belíssimo do professor René Frydman, que contextualiza este milagre, resultado da união entre homem e mulher. Com um análise histórica e acadêmica, mas também poética, ele fala dos avanços da ciência e da precisão dos recursos disponíveis para o estudo da fecundação e todo o processo de desenvolvimento humano. Tudo em sintonia com este segredo, tão complexo e, ao mesmo tempo, tão aleatório.


O livro passeia em páginas coloridas e cheias de vida, explicando cada fase do desenvolvimento da nova vida em formação. No início desta viagem, em quase 50 páginas, podemos acompanhar as imagens da primeira semana de vida do futuro bebê. As imagens mostram toda a corrida em direção à vida. Os capítulos vão passando e contando em dias, semanas, meses e detalhes de cada pequena fase deste maravilhoso caminho.


Da evolução das células ao embrião, o bebê tomando forma, a formação do cérebro, as batidas do coração, a descoberta visual do sexo, os movimentos, os sentidos, a preparação para o parto e o momento do encontro com o mundo exterior. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, imagine centenas delas, cheias de cor, de emoção, de sentimentos e de vida. Uma experiência que ameniza  a nossa limitação masculina de participar desses primeiros meses.


Eu “esbarrei” com esse livro na sala de espera de um consultório ginecológico, momentos antes de confirmar a gravidez da minha segunda filha – Catarina. Esta feliz coincidência me permitiu não apenas visualizar o que estava acontecendo na barriga da minha esposa, como também compartilhar com a Clara os detalhes do crescimento da sua futura irmã.


Pode não ser um best seller ou um recorde de vendas, mas é um ótimo livro para a sua cabeceira, ideal para pais e mães, “grávidos” ou não, enfim para qualquer pessoa que admire e queira viajar pelas imagens do fantástico surgimento da vida. E pensar que tudo isso começa com uma corrida louca…


A Odisséia da Vida


Título original em francês: L´Odysseé de la vie


Edição Brasileira – 2007


223 páginas


Editora Manole


www.manole.com.br

Atual Diretor Sênior para América Latina pela TALKDESK. Fundador da agência Market 21, atuou em empresas como Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além do grupo Algar. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou também como professor de Marketing Internacional na UNIP.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Previous articleGenesys lança Voice Platform 8.0
Next articleAgilidade para atender as mudanças