O blog www.jeffbullas.com está fazendo uma enquete sobre as razões que levam as pessoas a usar o Twitter. Quem quiser participar, é só clicar aqui.
Na contabilização mai recente (152 votos), encontramos os seguintes resultados:
- Para se comunicar e se engajar 22%
- Para retuitar links (conteúdo) 18%
- Para publicar links de sites cujo conteúdo se julgou valioso (conteúdo) 16%
- Para gerar tráfego 13%
- Para criar amizades 10%
- Para gerar mais seguidores 8%
- Para gerar leads 5%
- Outras razões 5%
- Atendimento a consumidores 3%
Agrupando essas razões em três categorias lógicas, temos um cenário interessante:
Categoria 1: Plataforma de relacionamento (comunicação e engajamento #1 e amizades #5) Total 32%
Categoria 2: Plataforma de promoção (gerar tráfego #4, gerar mais seguidores 8% e gerar leads #7) Total 26%
Categoria 3: Plataforma de informação (retuitar links #2 e publicar links de Sites #3) Total 34%
Se você considerar que distribuir informação (Categoria 3) é em sua maior parte promocional (Categoria 2) e a combinação das categorias 2 e 3 dão um total de 60%, então pode-se dizer que o Twitter está emergindo de sua adolescência como uma plataforma de tecnologia altamente eficiente que as pessoas estão usando cada vez mais para enviar suas mensagens, gerar tráfego, gerar buzz, leads e vendas em vez de simplesmente como uma plataforma de relacionamento.
O que você pensa? Concorda com essa conclusão? Envie seu comentário.