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Polêmica: O SAC deve também vender?



Basta uma crise nas vendas para o assunto voltar ao debate: O SAC deve também vender? 


Alguns alegam que para enxugar custos com eventual redução no quadro de vendedores, é válido. Outros ficam radicalmente contra. Penso que, caso o SAC  faça a função help desk ou suporte, nem pensar , pois o perfil dos atendentes é totalmente inadequado e de difícil convencimento que também devem vender. Some-se a isto a recusa dos clientes em aceitar tal procedimento.


Já aquele SAC que presta informações comerciais, com muito jeito, e treinamento pode tentar aventurar-se pela complexa atividade de vendas. Os resultados serão pequenos, portanto, só em caos extremos vale a pena o risco.    


 


Acho que capacitar as áreas de vendas, com adequada reciclagem (atenção, nada de um curso básico, para desanimar de vez o pessoal!), buscando o máximo de eficácia, fazendo a venda cruzada (ou incentivando um up grade), retendo os clientes da carteira e reativando os inativos,  será a saída de menores custos ( emocionais e financeiros).


 


Se você também defende esta idéia envie cópia deste texto para para sua área comercial, para alimentar ainda mais este debate ( ou dilema?).


 

O que você achou  destas colocações? Mande sua opinião 

0 comentário em “Polêmica: O SAC deve também vender?”

  1. marciasantilone.biblio@gmail.com'
    Márcia A Santilone

    Bom Dia,

    Sr. Teófilo, penso que o SAC tem funções bem definidas e assim funcionários com o perfil adequado à estas funções e vender não faz parte nem da função do SAC e nem do perfil do funcionário. Sendo assim, não acredito que a venda deva ser colocada como uma atividade a ser desenvolvidas pelos funcionários do SAC e o cliente não espera ouvir, quando entra em contanto com o SAC, um funcionário tentando vender algum produto ou serviço.

    Atenciosamente

    Márcia A Santilone

  2. O SAC deve ser “preservado” com suas particularidades de relacionamento e que isso deve ser não só mantido como desenvolvido através de treinamentos e qualificação de mão-de-obra.Conquistamos tantas coisas nos últimos tempos para melhorar a qualidade do atendimento.Agora vamos colocar todo o esforço a perder investindo em argumentos de vendas? SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, é o suporte, é o pós vendas, é a oportunidade do consumidor se manifestar e da empresa melhorar processos.

  3. Boa noite,

    Concordo que a função do SAC é atendimento, mas defendo a idéia de que os funcionários devem ser treinados em argumentações de vendas, não com a finalidade de vender produtos, mas de reter e saber argumentar de forma correta e oportuna. Se tenho um cliente que liga insatisfeito e querendo cancelar o serviço, preciso que o funcionário esteja preparado para saber argumentar e reverter a insatisfação. Gostaria de saber sua opinião, Teófilo. Obrigada.

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