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Qual o melhor horário para se enviar emails? [infográfico]

De acordo com o pessoal do MarketingSherpa, este tema é praticamente o principal tópico do “curso básico de E-mail Marketing”, a pergunta que qualquer profissional de marketing quer ver respondida.

Para dar um mergulho mais quantitativo para a questão do e-mail, a empresa GetResponse  decidiu pesquisar em profundidade na sua base de dados, o que a análise de 21 milhões de mensagens enviadas a partir de contas de e-mail dos EUA durante o primeiro trimestre de 2012, buscando resultados para as seguintes métricas: horário de abertura, horário dos cliques e horário de maior engajamento dos destinatários.

O infográfico completo pode ser visto em minha página do Pinterest. Depois, volte aqui e leia a entrevista que David Kirkpatrick, do MarketingSherpa, fez com Hanna Andrzejewska, Communication and Marketing Specialist da GetResponse.

David: Qual a motivação por trás dessa pesquisa?

Hanna: Queríamos verificar se o horário de fato era importante e quais poderiam ser os fatores que levavam os destinatários a formar hábitos em relação às suas caixas de entrada, e se eles realmente afetavam as métricas de engajamento. Além disso, queríamos identificar e descrever os elementos-chave para otimizar essas métricas em relação ao horário de envio. 

David: Algum dos resultados foi surpreendente? Alguma coisa se destaca a partir desta pesquisa?

Hanna: Quatro coisas, A descoberta realmente importante foi que a maioria das mensagens, não importa o horário em que estavam programadas para iniciar o envio, é aberta na primeira hora da entrega (até 23%). Isso significa que se uma mensagem é enviada muito cedo (ou tarde) em relação aos horários-chave de engajamento, vai perder a chance de alcançar seus resultados máximos. Ela simplesmente não pode esperar na caixa de entrada por muito tempo. A pesquisa confirmou que os assinantes estão mais envolvidos com o conteúdo da caixa de entrada durante os horários de trabalho: conferir os e-mails é a primeira coisa que fazem quando começam a trabalhar — entre 8 e 10 da manhã. Depois, a atividade da caixa de entrada despenca, com os menores resultados em torno do almoço, e sobe novamente pouco antes de sair do trabalho — entre 3 e 4 da tarde. (n.t.: no Brasil, isso deve funcionar um pouco mais tarde, pois os americanos, em geral, saem do trabalho às 5) Uma coisa interessante é que a taxa média de cliques também aumenta por volta das 8 da noite, o que pode significar que este é o momento no qual os destinatários lêem suas mensagens com mais atenção.

David: Dadas estas práticas gerais, o que pode um profissional de email fazer para otimizar o horário de suas campanhas específicas? Existem medidas que podem tomar, ou métodos de testar a sua base de dados de email para refinar o melhor momento de envio?

Hanna: Um, agendar a sua entrega de mensagens para combinar com os tempos em que os destinatários mais se envolvem de modo que elas não esperem na caixa de correio por mais de uma hora. Dois, explorar o aumento de engajamento à tarde e evitar o congestionamento da manhã (a maioria das empresas agendam suas mensagens para aterrissar nas caixas de entrada entre 6 da manhã e o meio-dia).

David: Qual é a descoberta-chave desta pesquisa?

Hanna: É que o tempo importa muito e que você pode identificar os padrões de comportamento de seus assinantes em relação à caixa de entrada com bastante facilidade e programar com cuidado as suas rotinas de email marketing. Além disso, as empresas que fazem envios globais devem usar segmentação baseada em fuso horário para maximizar os seus resultados exatamente pelas mesmas razões — se uma mensagem espera muito tempo na caixa de entrada, as chances de ser aberta diminui rapidamentea cada hora, e após 24 horas, chegando a perto de zero.

E você, está testando seus horários de envio? Compartilhe conosco suas descobertas.

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