Qual será o impacto da web 2.0 nos negócios de sua empresa?

0
10



Uma boa nova: as pessoas, mais do que nunca, querem participar dos meios de comunicação. Além de consumir conteúdos querem também produzi-los. Nas empresas que trabalham, nas comunidades que convivem (através das redes sociais), nas empresas das quais consumem, nos blogs, wikis, portais e canais de TV por elas preferidos. 

Parece um caminho sem volta. Talvez a maior revolução comportamental depois dos movimentos libertários dos anos 60 e 70.

A maior enciclopédia do mundo, o aumento da participação dos reality shows nas programações dos canais de TV (abertos ou fechados), as redes sociais que não param de crescer, os fóruns, blog´s e canais de Instant Message (IM) que se multiplicam a cada ano, são evidências deste fenômeno. No que diz respeito à Internet, definido como web 2.0.

Até na publicidade, já se observa uma crescente substituição das celebridades por depoimentos de consumidores, como na bem sucedida e emblemática campanha da marca Dove.

No mundo corporativo, além das novas mídias de interação com os clientes, como e-mail, fóruns, IM´s e blogs, diversos processos têm sido adaptados para abarcar a participação externa, que por vezes tem produzido conteúdo em maior volume e de maior relevância para os negócios do que os próprios colaboradores internos o fazem.

Até o processo de inovação de empresas que se diferenciam pelo mesmo, como IBM, P&G (Innovation Awards da The Economist em 2.007) e Boeing, está sendo remodelado, deixando de se limitar ao departamento de P&D, para basear-se em um modelo aberto de inovação (open innovation model), através da implantação de redes de colaboração entre funcionários, parceiros e clientes.

Certamente este fenômeno social irá acelerar a transformação do Call Center em um canal multimídia, um Contact Center, que por força da amplitude do fenômeno deverá operar integrado aos Portais Corporativos e em pouco tempo à Televisão Interativa.

E a sua empresa? Responda através do recurso “Comentários” deste blog: o quão próximo a mesma está deste fenômeno:

a.   Sequer é discutido formalmente na empresa em que trabalho

b.  Minha empresa já utiliza recursos ou está implantando ferramental para constituir uma rede de colaboração entre os funcionários, parceiros e clientes

c.  Minha empresa está engajada e analisando os primeiros resultados desta experiência ou já está ampliando os recursos inicialmente implantados

Não deixe de enviar junto à resposta (a, b ou c), seu comentário.

Até a próxima postagem, quando a partir da compilação das respostas darei continuidade ao assunto!