Que as crianças sao multitarefa a gente sabia, já os adultos…

(coluna do Luiz Alberto Marinho, publicada ainda agorinha no Blue Bus. Com sempre, vale a pena ler)

Diga lá, você é uma daquelas pessoas que gosta de falar ao telefone, navegar na internet, ler o jornal e ouvir música tudo ao mesmo tempo? Pois é, com esse ritmo de vida corrido que a gente leva, muita gente acreditava que os habitantes do planeta estavam se tornando essencialmente multitarefa. E que isso se aplicaria também ao nosso consumo de mídia. Porém, uma pesquisa realizada nos EUA pela MRI, ouvindo 8 mil pessoas, mostrou que a realidade nao é exatamente essa.

O Ad Age fez essa semana uma matéria sobre o estudo da MRI na qual revela que 55% das pessoas que lêem jornal nao consomem nenhuma outra mídia ao mesmo tempo. Da mesma maneira, 54% dos usuários de internet e de revistas e 50% dos espectadores de TV dao atençao exclusiva a cada um desses meios de comunicaçao. Esses percentuais sao um pouco menores quando os entrevistados sao mais jovens, o que confirma a tese de que a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo é característica mais facilmente encontrada nos nativos digitais.

Isso bate com as descobertas de outra pesquisa, essa feita aqui no Brasil pelo pessoal do Cartoon Network, com 7 mil crianças de 7 a 15 anos de idade, que mostrou que nada menos do que 73% desses meninos e meninas sao multitarefa, ou seja, fazem sim várias coisas simultaneamente, incluindo navegar na internet, ver TV e fazer o dever de casa. Em resumo, enquanto nós ainda nos esforçamos para dar conta de todas as demandas da vida moderna, realizando tarefas de maneira sequencial e analógica, a próxima geraçao se diverte fazendo tudo ao mesmo tempo.