O canal para quem respira cliente.

RESENHA: O MONGE E O EXECUTIVO (James C. Hunter)

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin


 

O livro “O Monge e o Executivo” trata da essência da liderança servidora, um modelo de liderança tão antigo e ao mesmo tempo atual, que se confunde com a vida real pela forma leve, agradável e realista da forma como é contada. Apoiada em personagens de ficção, uma história tão próxima da realidade corporativa contemporânea. O autor explica através do personagem Leonard Hoffman, um ex-executivo de sucesso, ou simplesmente o monge Simeão, que as ideais não são suas e muito menos novas.

 

A liderança servidora tem como base os conceitos e ensinamentos naquele que é tido pelo autor como o maior líder de todos os tempos: Jesus Cristo.

A visão sobre esta liderança é discutida de forma pragmática, sem dogmas.

Datas religiosas como Páscoa e Natal, e o nosso calendário considerado a partir do nascimento, confirmam que até hoje, um terço de todo o planeta Terra (mais de dois bilhões de pessoas), são influenciadas diretamente pela “liderança” de Jesus.

 

Mas outros grandes líderes também são citados, como Gandhi e Marter Luther King, todos apresentam um ponto em comum: a capacidade de influenciar pessoas. Que se trata de uma grande virtude que suporta um dos pilares da liderança servidora, a autoridade. Em contraposição com o “poder”, este estilo de liderança baseia-se na habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de uma influência pessoal, ou seja, a autoridade verdadeira. E não existe melhor exemplo de uma liderança servidora, baseada em autoridade e influência, do que a figura materna.

 

Aliás, o autor trata de forma didática, o significado da palavra “amor”, tanto no plano espiritual cristão quanto no conceito. A principal lição que o monge nos oferece vem do Novo Testamento: o “amor agapé”, o verdadeiro significado de amar seu próximo. O amor tratado desta forma representa um comportamento, sob o qual você tem controle, nem sempre é possível controlar o sentimento em relação a outra pessoa, mas você pode decidir como se comportar em relação a ela. Na sua essência, o amor é algo que fazemos para os outros, e não somente o que sentimos.

 

E por fim, um conceito que é tratado logo no início da história: a liderança é uma escolha pessoal, um grande líder faz essa opção, com uma enorme parcela de sacrifício e dedicação. No ambiente corporativo, sempre há muita coisa em jogo, as pessoas contam com você e com a sua liderança. Se aceitarmos a liderança como uma habilidade, e não como um “dom” ou uma característica genética, esta liderança pode (e deve!) ser praticada, trabalhada e desenvolvida.

 

O caminho para a liderança passa pela autoridade, mas começa com as escolhas que fazemos a respeito de nosso comportamento. Um grande esforço será necessário para estabelecer influência, prestar atenção nas pessoas e, principalmente, muita disciplina para aprender e praticar comportamentos positivos, a recompensa vem da grande alegria em liderar com autoridade, servindo aos outros e satisfazendo suas necessidades legítimas. Amar, servir e doar-nos pelos outros nos força a crescer. Liderar é evoluir para a maturidade espiritual e psicológica. Palavra de monge!

 

 

 

O Monge e o Executivo

Uma História Sobre a Essência da Liderança

 

Autor: James C. Hunter

Editora: Sextante

2004 (144 páginas)

 

 

0 comentário em “RESENHA: O MONGE E O EXECUTIVO (James C. Hunter)”

  1. julianooliveira.2001@gmail.com'
    juliano cesar de oliveira

    Oi adorei sua resenha…mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima